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Curso de Medicina da UFT tem o melhor índice do Enade na região Norte do Brasil

01/10/2017 10h17 | Atualizado em: 01/10/2017 10h20

O curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins teve o melhor índice do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) referente ao ano de 2016 da região norte do País.
O curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins teve o melhor índice do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) referente ao ano de 2016 da região norte do País. Os números foram divulgados pelo Ministério da Educação. Com Índice Geral de Cursos Contínuo (IGC Contínuo) em 3,4072 que resultou em uma nota na faixa quatro, o curso superou o de outras 16 instituições avaliadas na região Norte e ficou em primeiro lugar.

O Enade é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e mede o desempenho dos estudantes, avaliando conhecimento, competências e habilidades, ao longo do curso.

O curso de Medicina da UFT foi destacado também como um dos 50 melhores do País em 2016, conforme pontuou a revista Quero Bolsa, que utilizou também a nota do Enade. A revista é especializada em vestibulares e, na planilha divulgada pela publicação, a UFT figura em 25º lugar.

Segundo o coordenador do curso, professor Paulo Geovanny Pedreira, a nota quatro Representa o caminho rumo à excelência no ensino médico. "Representa o trabalho da universidade em devolver à comunidade tocantinense profissionais médicos gabaritados e bem formados em prol da saúde da população. Vamos continuar nos empenhando ao máximo, cada dia mais, para que possamos alcançar a nota 5 e sermos referência de ensino e de saúde em toda a reunião norte e no Brasil".

O presidente do Centro Acadêmico do curso, Wanderson Batista Silva, frisou que o índice é uma marca positiva que os estudantes de Medicina levarão para as carreiras acadêmica e profissional. "Este resultado histórico é fruto de uma conquista coletiva, dadedicação de alunos, professores e técnicos administrarivos. O curso tem potencial para a excelência, especialmente após a construção do Hospital Universitário do Campus de Palmas".

Segundo o acadêmico, todos os públicos do curso (docentes, alunos e técnicos) são muito unidos em prol da graduação. "A conquista também é fruto da determinação da administração central daUniversidade, que sempre está trabalhando pela qualidade de seus cursos, sempre atenta às demandas que ecoam do curso", complementou.

Entenda mais
Na apresentação do resultado, o Conceito Enade é arredondado na escala de 1 a 5, mas também pode ser exibido em sua forma de dízima, denominada pelo MEC como IGC Contínuo. É neste IGC que é possível verificar a pontuação da UFT, superior às dos demais cursos avaliados na região Norte.

O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes doExame. O Conceito Enade mantém relação direta com o Ciclo Avaliativo do Enade, sendo os cursos avaliados segundo as áreas de avaliação a ele vinculadas. O Ciclo Avaliativo do Enade compreende a avaliação periódica cursos de graduação, com referência nos resultados trienais de desempenho de estudantes.

As áreas e eixos tecnológicos de cada ano do ciclo são os seguintes
· Áreas - Bacharelados e Licenciaturas
Ano I - Saúde, Ciências Agrárias e áreas afins (2016);
Ano II - Ciências Exatas, Licenciaturas e áreas afins (2017);
Ano III - Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins (2018).
· Eixos Tecnológicos
Ano I - Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança (2016);
Ano II - Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Industrial (2017);
Ano III - Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design (2018).

A partir da edição de 2015, o cálculo do Conceito Enade passou a ser realizado por curso de graduação, identificado pelo códigodo curso constante no Sistema e-MEC, conforme enquadramento realizado pela IES no Sistema Enade.

Para um entendimento detalhado sobre a metodologia de cálculo do Conceito Enade, consulte a Nota Técnica referente ao ano desejado.