Notícias

Estudantes Brasileiras descobrem novos asteroides !

13/03/2021 16h36 | Atualizado em: 13/03/2021 16h46

"A minha experiência na pandemia, me despertou para várias realidades nunca antes percebidas no dia-a-dia, como olhar para o céu e apreciar às estrelas, a lua, às constelações...eu não sou astronomo, não sou físico, sou apenas um simples estudante do ensino médio" .... Ouvindo isso um dia desses, comecei a buscar informações  sobre esse assunto e descobri coisas muito legais...

Estudantes Brasileiras tem sido reconhecidas por programas internacionais e feiras de ciência e tecnologia! A estudante gaúcha Juliana Estradioto egressa do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), teve seu nome dado a um asteroide, a oportunidade é dada para os vencedores que ficam em primeiro e segundo lugar em cada categoria da International Science and Engineering Fair (Isef), evento considerado a maior feira de ciências do mundo, isso aconteceu em 2019.

Mais recentemente a estudante Brasileira, Laura dos Santos, de 17 anos, da escola pública estadual Professor José Vieira de Moraes, localizada na zonal sul de São Paulo, que curso o 3o ano do ensino médio, identificou um asteroide novo, a partir dos estudos coordenados pela graduanda de física Helena Ferreira Carrara. O grupo de estudo foi selecionado por um programa da NASA, o IASC (international Astronomical Search Collaboration ), que conta com a cooperação de várias nações do mundo, para novas descobertas astronômicas.

Laura dos Santos, desde de pequena teve o sonho de estudar às estrelas, o universo, o que a levou a se aproximar do professor de física o qual a apresentou ao projeto caça asteroide , do grupo de pesquisa de iniciação científica ligado à USP (UNESP DE BAURU)

É um belo exemplo de iniciativas que mudam histórias e perpesctivas dos estudantes Brasileiros!

Ref: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2019/05/24/estudante-de-osorio-premiada-nos-eua-sera-nome-de-um-asteroide-muito-inacreditavel.ghtml e
www.poder360.com.br

[email protected]

Equipe Cienciarte