Até o mês de maio, a Guatambu Estância do Vinho, de Dom Pedrito, terá em funcionamento um parque solar com 600 painéis fotovoltaicos que servirão para suprir 100% da demanda energética do empreendimento, tornando-se a primeira vinícola da América Latina a ser movida a energia solar.
Segundo informações da coluna Rede Social, da Zero Hora, o investimento de R$ 1,3 milhão tem previsão de retorno em oito anos. Além de economia de energia elétrica, o sistema registra a economia na emissão de CO2 e devolverá à rede de energia a produção sobressalente que não for utilizada.
Situado na região sudoeste do Rio Grande do Sul, o município de Dom Pedrito faz fronteira com o Uruguai, fica a 441 quilômetros da capital Porto Alegre e tem cerca de 40 mil habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A economia da cidade está centrada na criação de gado, além dos plantios de soja e uva.
Fonte: EcoD
[O conteúdo do Cienciarte pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Cienciarte e, se for o caso, à fonte primária da informação]