O pesquisador da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, Haim Rabinowitch tem se dedicado há anos a extrair energia elétrica da batata. O cientista diz que, com placas de metal, fios e lâmpadas, é possível gerar energia do alimento. "Uma batata tem potência suficiente para iluminar um quarto com lâmpada LED por 40 dias", afirma Rabinowitch.
A "bateria da batata" é criada com auxílio de um ânodo (um metal como zinco, com eletrodos negativos) e um cátodo (cobre, que possui eletrodos positivos). A acidez da batata reage quimicamente com o zinco e o cobre liberando elétrons, que fluem de um material para o outro. É nesse processo que a energia é liberada.
Em 2010, os cientistas começaram a fazer experimentos com diversos tipos de batatas para descobrir como aumentar a eficiência energética. Cozinhando os tubérculos por oito minutos, ocorre a quebra dos seus tecidos orgânicos, reduzindo a resistência e facilitando o movimento dos elétrons, que produzem mais energia. Um outro teste, fatiar a batata em quatro ou cinco pedaços, mostrou um aumento da eficiência energética em até dez vezes.
"É energia de baixa voltagem, mas é suficiente para construir uma bateria que poderia carregar telefones celulares ou laptops em lugares onde não há rede de energia", diz Rabinowitch.
Fonte de energia
As batatas são produzidas em larga escala em todo o mundo. Será que elas não poderiam levar luz elétrica para as 1,2 bilhão de pessoas sem acesso a luz elétrica no mundo? Embora Rabinowich sugira que o problema seja a falta de divulgação sobre o potencial da batata como fonte de energia elétrica, autoridades dizem que a questão é mais complexa, visto que, assim como há muitas pessoas sem luz, há outras tantas sem ter o que comer.
"A primeira pergunta a se fazer é: há batatas suficiente para comermos", pergunta Olivier Dubois, autoridade em recursos naturais da FAO, agência da ONU para agricultura e alimentos.
Por questões ética e econômica, a batata como geradora de energia gera polêmica.
O vídeo abaixo mostra como fazer um carregador de LED com batatas, para você que felizmente tem batatas para comer e quer experimentar economizar energia em casa:
Fonte: GreenMe