Em tempos de mudanças climáticas, é difícil encontrar uma região onde faça sol o ano inteiro. Para aumentar a eficiência dos painéis fotovoltaicos, pesquisadores de Qingdao, na China, estão desenvolvendo estruturas que, além de gerarem eletricidade por meio do sol, produzem energia a partir da água da chuva.
A ideia é que o grafeno presente na placa fotovoltaica reaja com os compostos químicos presentes na água da chuva – como amônia, cálcio e sódio – e gere energia, por meio de um processo chamado de pseudocondensador. Assim, a tecnologia fornece eletricidade às casas em dias de sol e também de chuva. Uma boa ideia, não?
Para funcionar de forma eficaz, no entanto, é preciso que esses painéis sejam produzidos com uma única folha de grafeno – ao contrário dos painéis convencionais -, o que diminui sua eficiência embaixo do sol. Enquanto os painéis convencionais possuem cerca de 20% de eficiência em boas condições solares, os que geram energia a partir do sol e da chuva possuem 6,5%. Ou seja, menos da metade.
Pensa que os chineses desanimaram? Nem um pouco! Eles defendem que estão só no começo de suas pesquisas e, em breve, irão encontrar uma solução para o problema. Alguém aí duvida?
Cienciarte está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
[O conteúdo do Cienciarte pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Cienciarte e, se for o caso, à fonte primária da informação]