Notícias

Leandro Karnal fala sobre Democracia

17/04/2016 04h14 | Atualizado em: 17/04/2016 04h27

A DEMOCRACIA



Leandro Karnal dá aula de Democracia from zcarlos on Vimeo.

"A democracia não é um sistema onde todo mundo é ético, mas é o sistema onde os não éticos podem ser punidos.
A democracia não é o sistema onde todo mundo é bom, mas é o sistema onde alguns ruins podem ser punidos.
A democracia não é o sistema que garante o paraíso na terra, mas é o sistema que impede que o inferno se instale.
A democracia não é um sistema perfeito, usando a frase do conservador Churchill, é o pior dos sistemas, com exceção de todos os outros.
Não há denúncia de corrupção na Coreia do Norte. Não havia denúncia de corrupção na Itália fascista.
Não há denúncia de corrupção no período militar.
Quando eu faço uma denúncia de corrupção no período militar, como Elis cantou "O bêbado e o equilibrista", tem que fazer uma metáfora, da metáfora, da metáfora... "caía a tarde feito um viaduto", para falar de uma obra super-faturada, feita com material inferior, que desabou.
eu tenho que fazer a metáfora da metáfora. Ou alguém supõem que as mesmas empreiteiras que, agora, estão nos bancos dos réus, quando fizeram Itaipu eram de uma probidade absoluta?
Que essas empreiteiras eram regidas por anjos e, agora, por demônios?
A diferença entre as empreiteiras da década de 60, 70, Itaipu, projeto de Angra dos Reis, Transamazônica, Ponte Rio-Niterói, metrô... A diferença dessas empreiteiras é que não havia, nessa época, autonomia de um tribunal de contas, não havia uma Polícia Federal que batalhasse por isso, não haviam juízes autônomos, não havia opinião pública, e aí, os generais e seus comandantes passavam por honestos.
Honestidade, nesse caso, era a ausência de denúncia.
A Democracia é o sistema que possibilita que eu traga a julgamento essas pessoas.A Democracia é o sistema que possibilita que eu cresça, debate, ...faça essas coisas.
Por isso que a Democracia não é apenas o melhor sistema, mas é o único sistema que possibilita que alguma ética, alguma justiça, alguma igualdade social possa existir, mesmo com as suas falhas estruturais. E, exatamente, em busca dessa Democracia que elege essas pessoas que eu quero ouvi-los debater, redarguir, em função disso, e saber da nossa posição e do nosso compromisso para aprofundar esta questão."

_Leandro Karnal

O historiador brasileiro Leandro Karnal, é uma das vozes mais lúcidas e interessantes do meio acadêmico no País. Atual professor de História na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ele soma mais de 30 anos de docência e coleciona palestras e apresentações pelo mundo, onde discorre sobre temas como o ódio e a história das religiões.

Licença Creative Commons

Cienciarte está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
[O conteúdo do Cienciarte pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Cienciarte e, se for o caso, à fonte primária da informação]
Leia sobre: EspecialPolitica