Notícias

Curiosidade: Qual é a música mais longa de todos os tempos?

04/05/2016 20h53 | Atualizado em: 04/05/2016 21h00

A música “As Slow As Possible” é a música mais longa da história, com 639 anos de duração. O compositor é John Cage, falecido em 1992. A previsão de término da música seria em 2640 e ela está sendo tocada em uma igreja de Halberstadt na Alemanha.

A música foi composta sem colocar nenhuma duração para as notas. A princípio era para ter de vinte a setenta minutos de duração. Mas em 1997, após o falecimento de Cage, uma conferência de músicos e filósofos debateram sobre à velocidade de execução da música. Assim, ficou determinado o tempo das notas, fazendo jus ao nome da peça.

Em 1987, pela sugestão do organista Gerd Zacher, Cage mudou para o órgão. Este órgão que hoje está tocando a música em Halberstadt, foi o primeiro órgão do seu tipo com as claves de 12 notas e vem sendo usado até hoje em dia nos instrumentos de teclado.

Este órgão é dedicado exclusivamente para esta performance. Uma máquina proporciona o ar constante para permitir que a música esteja em execução contínua. Esse órgão não tem a quantidade de tubos de um órgão normal, e vão sendo substituídos de tempo em tempo. Em 5 de julho de 2008 foram colocados mais dois novos tubos. Hoje o órgão possui seis tubos no total.

A intenção de John Cage, essa composição baseia-se na confiança do futuro. Nessa música não apenas é a percepção musical, é também a percepção do tempo , suposta paralisação e transitoriedade. Serão outras pessoas que vão cuidar do futuro desta música, e essas pessoas precisam ser criativas e cuidadosas.

O compositor sueco e organista Hans-Ola Ericsson disse que foi discutido o quão lento é ser lento para um órgão. Ele disse: “É um som que nós damos para o futuro cuidar. Espero que a estética e as idéias de John Cage consigam sobreviver”.

Veja o órgão em plena execução no vídeo abaixo.


Fonte: Biosom

Licença Creative Commons
Cienciarte está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
[O conteúdo do Cienciarte pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Cienciarte e, se for o caso, à fonte primária da informação]

Leia sobre: Musica