Notícias

Dezenove de abril é o Dia Mundial da Bicicleta

19/04/2016 11h21 | Atualizado em: 19/04/2016 11h44

Segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), cerca de 7% dos brasileiros utilizam a bicicleta como meio de transporte principal, o que contribui para a diminuição do impacto da poluição no meio ambiente.

Atualmente, diferentes projetos procuram estimular o uso de bicicletas nas cidades do país e incentivar essa atividade, que além de melhorar a qualidade de vida e diminuir o stress, colabora para outros benefícios do corpo e da mente.


Por ser um exercício aeróbico potente que queima muitas calorias, Andar de bicicleta emagrece e em cerca de uma hora você pode perder até 700 calorias.

Segundo o médico do esporte Ricardo Nahas, do Hospital 9 de Julho, andar de bicicleta pode ser comparado à caminhada ou até mesmo à corrida. "Em um passeio de cerca de 40 minutos, três vezes por semana, já é possível dar adeus a diversos problemas decorrentes do sedentarismo", aponta. Antes, entretanto, recomenda-se fazer uma avaliação médica para determinar a intensidade do exercício, já que cada pessoa apresenta um determinado peso e condicionamento físico. "Para os que desejam emagrecer, é necessário associar a atividade a uma alimentação equilibrada", afirma.

Trabalha os membros inferiores

"Andar de bicicleta trabalha os grandes grupos musculares das pernas e ainda estimula a contração do abdômen, pois a atividade exige uma postura ereta do usuário", afirma Ricardo Nahas. Segundo o especialista, pedalar é um exercício aeróbico e de resistência muscular, o que melhora o condicionamento físico do praticante.

Melhora a frequência cardíaca

A intensidade de um exercício é controlada pela intensidade do batimento cardíaco de quem o pratica. Desse modo, é possível fortalecer o coração com um passeio de bicicleta, já que esta é uma atividade aeróbica. "Quem organiza treinos geralmente alterna a bicicleta com a caminhada ou a corrida, pois esses exercícios são equivalentes e, misturados, acabam com a monotonia", conta Ricardo Nahas.

Vale lembrar que jamais deve-se praticar exercício em jejum. Portanto quando a pessoa optar por pedalar, seja na academia ou indo para o trabalho, é importante fazer uma refeição leve antes de pegar a bicicleta, além de manter a hidratação com a ingestão de água ou isotônicos.

Outros detalhes precisam ser observados, caso o ciclista opte por pedalar nas ruas da cidade. Entre eles estão: 

1 - Utilize roupas chamativas para evitar o risco de colisões com automóveis.

2 - O uso de capacetes e óculos também são recomendados; 

3 - Nunca pedale na contramão. Ande sempre a direita da pista ou quando tiver, na ciclofaixa; 

4 - Cuidado ao utilizar fones para ouvir música. É preciso ter atenção no trânsito;

5 - Leve sempre uma garrafa com água.

Curiosidades sobre a Bicicleta

  • Cerca de cem milhões de bicicletas são fabricadas por ano no mundo inteiro.
  • O americano John Howard foi o ciclista que quebrou o recorde de velocidade sobre a bicicleta, atingindo 245,08km/h.
  • É possível estacionar 15 bicicletas no espaço de 1 carro.
  • O fato de pedalar 25 minutos ou 4,2 quilômetros todo dia, diminui em 50% o risco de doenças cardiovasculares.
  • O custo para manter uma bicicleta é anualmente 20 vezes mais barato que manter um carro.
  • Se bicicletas forem utilizadas para viagens em vez de carros, cerca de 238 milhões de litros de gasolina são economizados anualmente.
  • Estudos indicam que existem 1 bilhão de bicicletas ao redor do mundo, sendo que 500 mil estão na China.
  • Na Holanda de 7 entre 8 homens acima de 15 anos tem uma bicicleta.
  • Os irmãos Wright, pioneiros da aviação, tinham uma loja de manutenção de bicicletas e foi nela que desenvolveram suas máquinas voadoras.
  • As primeiras bicicletas chegaram ao Brasil em 1898, vindas da Europa.

Licença Creative Commons

Cienciarte está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
[O conteúdo do Cienciarte pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Cienciarte e, se for o caso, à fonte primária da informação]
Leia sobre: Bem EstarSustentabilidade