Também chamado de cupu, o cupuaçuzeiro é originário da Amazônia; a planta foi domada pelos japoneses a partir de 1980 e, nos últimos cinco anos, iniciou-se o plantio de cupuaçuzeiro em escala comercial. O estado do Pará é considerado a "terra do cupuaçuzeiro".
O cupuaçuzeiro pode viver 80 anos, alcança 20-30m. de altura (estado silvestre) e 8m. (cultivado), copa com 7m. de diâmetro. Fruto considerado dentre os melhores da flora amazônica, tem 12 a 25cm. de comprimento, 10-12cm. de largura e 1,2 a 4,0Kg. de peso; casca dura, lenhosa, quebrável, polpa amarela ou esbranquiçada, tem sabor acido e cheiro agradável. O fruto tem 30 a 40 sementes e se desprende com facilidade da planta.
A polpa do fruto é matéria - prima para sucos, doces, néctares, compotas, geléias, sorvetes, cremes, tortas, licores, biscoitos e bolos. A polpa também é consumida ao natural e exportada para Japão e Suécia.
Anutritivas que a polpa, contém 48% de substância gordurosa comestível - semelhante à manteiga de cacau - . s sementes, mais O conteúdo da semente é matéria - prima - cupulate - para preparo de chocolate claro de qualidade "fina".
A casca do fruto pode ser usada como adubo orgânico e como ração animal.
Benefícios do Cupuaçu
Essa fruta é composta por polifenóis únicos, poderosos fito-nutrientes antioxidantes, sem falar em outros nove poderosos antioxidantes como as Vitamina A e Vitamina C, ácidos gordos essenciais, aminoácidos, fósforo, fibra e as Vitamina B1, Vitamina B2 e Vitamina B3. Essa fruta é formada por uma grande quantidade de proteínas, cálcio, fósforo, sem falar das vitaminas A, B1, B2 e C, e pectina. As fibras insolúveis presentes no cupuaçu auxiliam no tratamento de complicações gastrointestinais e favorecer as funções intestinais. Ele também age como fortalecedor do sistema auto imune e tem ação como um ótimo energético que não contém cafeína. Contribui para o equilíbrio dos níveis de colesterol LDL e previne a elevação da pressão arterial, proporcionando controle.
Auxilia na prevenção de doenças degenerativas e auxilia no melhor desempenho das atividades cerebrais, sem falar que ela também é muito recomendada para qualquer tipo de complicação cardiovasculares ou gastrointestinais. A semente contém uma grande quantidade de ácidos graxos oleicos e a fruta também age na prevenção nas seguintes situações : no tratamento da catarata, controle da diabetes, controle da pressão alta, previne o câncer, previne a degeneração muscular e facilita a perda de peso.
Fonte:
Remédio da Terra
[O conteúdo do Cienciarte pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Cienciarte e, se for o caso, à fonte primária da informação]