Notícias

Como acabar com o cansaço crônico e começar a viver

26/04/2016 13h06 | Atualizado em: 26/04/2016 13h22

Foxmovies
Como se desfazer o do cansaço crônico e começar a viver
Como se desfazer o do cansaço crônico e começar a viver

Cansaço crônico? Preguiça? Depressão? Vive esgotado? Falta ânimo para trabalhar? Tome um café e coma um ’Snickers’! Não consegue relaxar? Estresse? Fique bêbado, fume e esvazie a garrafa de refrigerante. Soluções simples. Todo mundo as adora.

O problema que é que dentro de 2 ou 3 meses, você terá se transformado num vegetal, numa massa sem vida. Você passa o tempo sentado em sua poltrona olhando para a tela da TV-lixo. Depressão. Apatia. Não há forças. Mas você não está sozinho. Há milhões de pessoas como você. Uma nação inteira de gente cansada.

E daí? Estamos condenados? Não, o gerenciamento de energia irá nos ajudar. Ele não promete soluções rápidas. Mas funciona. E este artigo irá lhe mostrar como.

Nós temos tudo

A pessoa moderna tem de tudo. Para o trabalho, tem seu computador, Internet, tem carro. Para fazer exercícios, tem uma esteira no quintal, outra máquina dobrável embaixo do sofá e uma matrícula anual na academia. Para a felicidade, existe uma esposa, um filho, um apartamento e uma casinha de campo. Nós temos tudo.

Nós sabemos tudo

Nós sabemos tudo. Sabemos que é preciso fazer exercícios pela manhã. Que devemos ver menos TV e ler mais livros. Que é necessário sorrir para sua filha e dar presentinhos para a esposa. Nós sabemos tudo.

Mas não mexemos um dedo sequer!

Sim. Na verdade, estou mentindo. De acordo com a tradição, uma vez por ano nós tentamos mudar. Compramos tênis novos, acordamos às 6 horas da manhã, tomamos um banho frio e vamos à academia. Esse ’entusiasmo’ dura, geralmente, entre 2 e 5 dias. Bem, não tem problema, daqui a 363 dias eu tento de novo. O problema não está na força de vontade. O argumento da força de vontade é baixo. Então, qual é o problema?

Nos falta energia

Energia? Que tipo de energia? Quando um carro fica sem energia, nós colocamos gasolina. O que eu devo comer para ter energia? O gerenciamento de energia (energy management) não diz respeito apenas a calorias. Trata-se de 4 tipos de energia. Quanto mais baixa estiver a energia na pirâmide, mais importante é para nossa produtividade.



1. Energia física

Um plano detalhado. Gerenciamento do tempo. Grandes bônus. Expectativas das pessoas. Tudo isto lhe motiva muito a trabalhar. Mas nada disso importa se você não conseguiu dormir por dois dias seguidos. Ou se você estiver bêbado. Ou se tiver uma forte dor de cabeça e cair doente.
Sim eu estou exagerando. Mas é só para demonstrar que, se você tiver problemas com sua energia física, o resto não importa. Você está predestinado ao fracasso.

Como restablecer a energia física?

  • Faça exercícios. Mas só aqueles de que você realmente goste. Por exemplo, no meu caso, futebol e caminhadas. Mas também tênis, corrida, natação e bicicleta.
  • Durma à noite. Não menos de 7 horas. E eu recomendo também um cochilo rápido durante o dia. Isso é o máximo! É como se você estivesse vivendo dois dias inteiros em vez de um!
  • Coma de forma saudável. Aqui temos tudo claro: o que é doce, gorduroso, assado, o idêntico ao natural (até parece! Idêntico!).
  • Pare de tomar café e álcool. O café é o que mais me preocupa. Você toma uma xícara pela manhã e à tarde não tem energia. Ou isso nunca aconteceu com você?

Pode soar banal. Sim, e é. Ou você estava esperando equações trigonométricas?

2. Energia emocional

É o mesmo caso. Nós temos tudo. Dormimos bem, nos sentimos ótimos, nada dói. Mas você acaba de ter uma discussão horrível. Com seu melhor amigo. Quase se agridem fisicamente. Você o chamou de idiota; a sua esposa, de loira tonta; chamou seu filho de gordo feio. E ele respondeu da mesma forma. Você está irritado. Sente muita adrenalina. Será capaz de trabalhar? Sim, periodicamente. Seguindo o esquema ’trabalho um minuto e passo dez pensando na briga’.

Ou vejamos uma situação contrária. Por exemplo, seu chefe acaba de ligar para elogiar seu trabalho. Isso sim, é motivador! Você passa a trabalhar melhor e mais rapidamente. Suas mãos se movem deliberadamente pelo teclado (ou por qualquer outra coisa com a qual você ganhe seu sustento).

O prazer, o desafio, a aventura, a oportunidade, reestabelecem a nossa energia emocional. A irritação, o rancor e a raiva roubam.

3. Energia mental

É a habilidade de se concentrar, a criatividade, o gerenciamento do tempo e a planificação.

Problemas com sua energia mental? Você consegue trabalhar, mas não tão bem?

Xadrez, livros, música, desenho e meditação em vez de um trabalho que lhe deixa bobo, de tiros no videogame ou de perda de tempo nas redes sociais.

Além disso: jogue fora sua TV, essa telecaixa zumbi! Ela destrói o seu cérebro. Ou, ao menos, se desfaça da antena.

4. Energia espiritual


Pelo o que você vive? Por que trabalha onde trabalha? Aonde irá lhe levar o que você está fazendo agora? As pessoas podem passar anos dando voltas como um hamster em uma roda, sem pensar nestas coisas.

Você pode até trabalhar. Mas conquistar grandes resultados, não.

Como recarregar a energia: proponha-se objetivos grandes, faça obras de caridade e outras coisas boas e úteis.

O pulsar da vida

É uma das noções chave para o gerenciamento da energia. A alternância entre trabalho e descanso: trabalhou — descanse — trabalhou — descanse.

Quando surgem os problemas? Quando uma pessoa começa a viver seguindo o esquema: trabalhei — trabalhei — trabalhei — tomei um litro de café — trabalhei.

Alternar é preciso:

  • Ao longo do dia (busque, por exemplo, pela técnica chamada Pomodoro — há bastante material na Internet a respeito).
  • Ao longo de 24 horas (dormir à noite, cochilo à tarde).
  • Ao longo da semana (dias de descanso).
  • Ao longo do ano (férias).
Não se esforce demais! Inclua os períodos de descanso em seu itinerário.

Você pode treinar seus bíceps energéticos

Você sabia que bíceps grandes não aparecem como resultado de treinos, mas também de um completo descanso? Os músculos precisam tempo para se reestabelecerem. Em troca, eles ficam maiores e mais fortes.

Nossos ’armazéns’ de energia funcionam da mesma forma. Alternando o trabalho com o descanso, aumentando gradualmente o peso, eles começam a crescer.

Todos nós conhecemos pessoas assim: alegres, que sabem o que querem e que contagiam os outros com sua energia. E, ainda por cima, são produtivas. Quem são elas? Como conseguiram? São justamente as pessoas com grandes ’bancos’ energéticos. Ainda que, claro, não seja possível descartar totalmente a versão segundo a qual essas pessoas são alienígenas (quem sabe...).

Pois bem, por onde eu começo?

Comece com a consciência.

Se você estudar a teoria do gerenciamento de energia, isso não irá te transformar em um brinquedo com as pilhas cheias, mas ao menos você irá deixar de exagerar. Não comerá em excesso, não irá sacrificar seu sono, não irá se encher de litros de café. E se o fizer, ao menos não estará se lamentando, dizendo que ’já não tem a mesma idade nem as forças de antes’.

Resumo

Pare de chorar. Pare de reclamar!
Você não é um vegetal! É uma pessoa!
Suas possibilidades são ilimitadas. Simplesmente lhe falta energia.
E agora você sabe onde encontrá-la.

Fonte: Incrivel Club
Autor: Farid Karimov
Tradução e adaptação: Incrível.club
Capa: foxmovies 

Licença Creative Commons
Cienciarte está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
[O conteúdo do Cienciarte pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Cienciarte e, se for o caso, à fonte primária da informação]
Leia sobre: Terapiasaude