Notícias

Com energia solar, cinema itinerante promove a cultura indígena

24/05/2016 00h01 | Atualizado em: 24/05/2016 00h09

Foto: Daniel Zanini H./Creative Commons

Em parceria com o projeto Territórios da Dignidade, o cinema itinerante CINESOLAR – que utiliza energia solar para a exibição de produções nacionais – promoverá sessões de filmes produzidos por cineastas indígenas. Na iniciativa “Cinesolar Tupã”, os organizadores buscam uma experiência de valorização da cultura indígena.

Na estrada desde 2013, o veículo já levou o cinema brasileiro para aproximadamente 45 mil pessoas em mais de 200 sessões realizadas, proporcionando uma economia de energia de 552 kW. Além de placas solares, a van também é equipada com cadeiras, sistemas de som e projeção, além de uma cabine para DJ.

“A ideia de juntar esse tema indígena, surgiu em um encontro que eu tive com Kaká Werá, que é um escritor, professor, uma liderança indígena, aqui de São Paulo. Hoje temos alguns projetos que atual com produção de vídeos nas aldeias, um deles é o projeto chamado “Bio nas Aldeias”, que é nosso parceiro na execução do projeto”, explica Cynthia Alario, diretora geral do Projeto CINESOLAR.

Além de promover a cultura do cinema brasileiro, com as oficinas desenvolvidas o CINESOLAR estimula a cidadania e a necessidade de se pensar em um futuro sustentável. Para saber sobre os projetos, itinerários e ações já desenvolvidas, acesse aqui.

Fonte: The Greenest Post

Licença Creative Commons
Cienciarte está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
[O conteúdo do Cienciarte pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Cienciarte e, se for o caso, à fonte primária da informação]
Leia sobre: AncestralidadeArteCinemaInclusão