Notícias

Kefir - Leite fermentado, rico em probióticos, o bem que faz

28/04/2016 21h12 | Atualizado em: 28/04/2016 21h28

O kefir é uma bebida láctea de origem asiática, um leite que é fermentado de forma semelhante ao iogurte só que com outros fermentos lácteos. Seu sabor é fresco e ligeiramente ácido, particularmente agradável e digestivo. O kefir é uma bebida de fácil produção caseira, bastando para isso, qualquer tipo de leite, ou mesmo água, e as leveduras adequadas. Experimente.

Esta bebida, usada pelos seres humanos há milhares de anos, é originária do Cáucaso e amplamente utilizada pelos povos da Federação Russa por seu reconhecido benefício à manutenção da saúde de jovens e velhos. Na Rússia o kefir é ainda preparado á maneira tradicional usando leite fresco de ovelha, cabra ou vaca ao qual se acrescentam os fermentos ou grânulos de kefir.

O fermento do kefir é específico e se constitui de leveduras do tipo Saccharomyces kefir e Torula kefir, que controlam o aparecimento de bactérias patogênicas, e que se mantêm em colônias sobre uma base açucarada, em água, leite, leite de soja ou de arroz.

Esta bebida é considerada um milagre para o nosso corpo porque contém enzimas (que garantem o bom funcionamento do intestino, ajudando a prevenir alergias e absorver as vitaminas essenciais para a nossa saúde), minerais como cálcio, magnésio, fósforo e zinco além do aminoácido triptofano, necessário ao bom funcionamento do sistema nervoso (muito útil para pessoas com distúrbios de hiperatividade ou perturbações do sono).

O kefir também é rico em vitaminas do complexo B e vitamina K que regulam o sistema renal e atuam como antioxidantes. Por outro lado, é pobre em lactose podendo ser ingerido por aqueles que são intolerantes. Quem consome kefir regularmente tem o benefício de um bom funcionamento dos intestinos e sistema digestivo o que ajuda o sistema imunológico a se manter em alta. Por suas qualidades, o consumo de kefir é especialmente indicado para as pessoas que precisam de energia extra e para gestantes, ou mulheres que pretendam engravidar, pelo seu elevado teor de ácido fólico.

Como fazer seu kefir de água ou leite


O kefir é feito em casa, facilmente, e você pode escolher entre duas receitas: uma no leite, outra na água.

Ingredientes do kefir de leite

  • 50g de grãos de kefir de leite (cerca de duas colheres de sopa)
  • ½ litro de leite a gosto, à temperatura ambiente

Preparação do kefir de leite

1. Coloque os grãos de kefir em um recipiente de vidro com uma tampa

2. Despeje o leite mas não encha demais o vidro - o kefir precisa de ar e espaço para crescer

3. Feche o recipiente e deixe fermentar, por 24h, mexendo de vez em quando, em local fresco (no verão prefira a geladeira). É preciso mexer de vez em quando para que o líquido não coagule e se acidifique demasiado. O kefir estará pronto quando alcançar uma consistência espessa e os grãos aumentarem de volume.

4.Coe o kefir, a fim de separar os grãos de leite fermentado para fazer o próximo pote. Guarde na geladeira e consuma em uma semana

Kefir de água

Ingredientes do kefir de àgua

  • 1/2 litro de água
  • 4-6 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de grãos de kefir
  • Suco de 1/2 limão
  • 1 ou 2 colheres de sopa de passas ou escolha variada de frutas
  • 1 colher de sopa de semente de cominho, anis ou erva-doce, ou um pouco de hortelã

Preparação do kefir de àgua

1. Coloque os grãos de kefir no recipiente e acrescente água, açúcar e mexa bem.

2. Esprema o suco do meio limão e ponha também, se quiser, um pouco da casca, raladinha;

3. Adicione as fruta e as sementes que escolheu para seu kefir, ou as folhas de hortelã;

4. Tampe bem o vido e deixe fermentar por 24 h;

5. Despeje o líquido em outro vidro, deixe esfriar e pronto. Manter em geladeira e consumir em até uma semana

O kefir de água também pode ser acrescentado de chás diversos e sucos de fruta de sua preferência.

A temperatura boa para a fermentação do kefir varia entre os 18 e os 30º C.

Receitas assim, saudáveis, que você pode fazer em sua casa sem dificuldades, são uma preciosidade que herdamos de nossas culturas ancestrais e que não devemos perder, para o bem da nossa saúde e cultura.

Fonte: Green Me

Licença Creative Commons

Cienciarte está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
[O conteúdo do Cienciarte pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Cienciarte e, se for o caso, à fonte primária da informação]