Um dos recursos mais populares da internet, a hashtag ainda é um mistério para muitos usuários e não usuários. Ao se deparar com o símbolo do jogo da velha precedendo uma palavra, muita gente ainda estranha e se pergunta o que aquilo significa.
A hashtag é uma maneira de identificar e agrupar conteúdo, facilitando a pesquisa de coisas relacionadas a um tema. É muito usada durante eventos ou ocasiões especiais.
O Twitter, por exemplo, registrou durante a final da Copa do Mundo as hashtags #BRAvsGER, #WorldCup2014, #JogaPraMimAlemanha e #EstaCopaEsDeArgentina. Se um usuário colocar na busca uma hashtag receberá como resultados todas as postagens que a utilizam.
Com o crescimento do uso do recurso e a consequente desorganização causada por muitos usuários escolhendo variações de hashtags para o mesmo tema, o Twitter resolveu botar um pouco de ordem na utilização.
Origens
A hashtag surgiu no Twitter, como sugestão do desenvolvedor e defensor de software aberto Chris Messina.
Messina se inspirou no uso do símbolo em canais de chat, mas ele é usado por programadores desde os anos 60. Demorou um pouco, mas a ideia pegou. Em 2009, o Twitter começou a "hiperlinkar" (transformar em link para outra página) qualquer palavra escrita como hashtag.
No ano seguinte, a rede social estreou os Trending Topics, assuntos mais comentados, que compila as 10 hashtags mais utilizadas no momento.
Hashtags passaram também a ser usadas em outras redes sociais. No Instagram, por exemplo, são um recurso bem presente.
O mesmo não se pode dizer do Facebook, onde a utilização de hashtags é bem mais tímida. Apesar da presença das hashtags em diversas redes, o Twitter é mesmo a casa da hashtag.
O que significa?
Nos EUA, o símbolo faz referência a "pound" (libra), nome pelo qual a hashtag é conhecido pelo fato da tecla com o símbolo no telefone ser chamada de "pound key". Pelo mesmo motivo, no Brasil o símbolo é comumente chamado de "jogo da velha".
Nos EUA, porém, seu nome mais tradicional é "number sign". Antes, era praticamente usado apenas nesse sentido: "#1? quer dizer "número um". Em português, o # tem três nomes "oficias": cerquilha, antífen ou cardinal.
Já no Reino Unido o símbolo sempre foi conhecido como "hash", vindo daí o termo atual hashtag, que adiciona o termo "tag", palavra-chave utilizada para identificar e indexar conteúdo na internet.
Como usar
Antes de aplicar uma hashtag vale checar como ela está sendo usada, especialmente se há uma fonte oficial envolvida. Por exemplo, embora o festival de música Lollapalooza Brasil tenha elegido como hashtag oficial #LollaBR, muitas pessoas no Twitter estavam escrevendo #LollapaloozaBrasil ou #LollapaloozaBr, fazendo com que o conteúdo se dispersasse em pelo menos três hashtags diferentes.
Artistas ou marcas têm se valido das hashtags como ferramenta de promoção e divulgação. A cantora Anitta prometeu a seus fãs o lançamento do clipe da música "Na Batida" se a hashtag #AnittaNaBatida atingisse os 500 mil compartilhamentos, somando Twitter, Instagram, Facebook e Google+. Feito alcançado, o vídeo saiu esta semana.
As hashtags também vem sendo usadas com bastante frequência como um adendo, geralmente bem-humorado, a um comentário. Nesse tipo de uso, a hashtag funciona também como uma maneira de condensar o espírito ou mensagem do post, sendo útil também para economizar caracteres. Foi desse modo de utilização que surgiu o famoso meme #chatiado (ou #xatiado)
Dicas básicas para usar hashtag
É importante falar sobre algumas dicas que podem ajudar muito para que as suas hashtags tenham sucesso:
Não coloque todo o conteúdo em uma hastag: se você quer saber o que as pessoas estão achando sobre o filme, utilize a hashtag com o nome dele, e não #OQueAsPessoasEstãoAchandoSobreOFilme, pois isso irá restringir muito a pesquisa, diminuindo o volume de conteúdo encontrado.
Não use uma hashtag pra cada palavra: esta dica é oposta à anterior. Se você adicionar as hashtags #o #que #as #pessoas #estão#achando #sobre #o #filme, você irá adicionar o seu conteúdo em diversos grupos de pesquisa, não necessariamente no que você planejava inicialmente.
Use uma hashtag que esteja de acordo com o tema do post: usar alguma hashtag só porque ela está sendo altamente pesquisada mas sem falar sobre o assunto da hashtag vai ser pouco eficaz para a disseminação do conteúdo.
Confira a ortografia: um erro simples de ortografia (ou até mesmo de digitação) pode fazer com que a hashtag seja um fracasso, pois é muito pequena a chance de que várias pessoas cometam o mesmo erro no momento de criar a hashtag.
Fonte: Gazeta do Povo