Algumas pessoas são tês dois ou mais de seus cinco sentidos, conectados entre si. Isso quer dizer que, por exemplo, quando essa pessoa ouve um determinado som, pode sentir um determinado gosto, ou ver uma determinado cor. Essas, são pessoas com sinestesia.
O que é sinestesia?
A sinestesia, do grego em uma tradução livre “sensação junta”, é uma condição neurológica, em que uma experiência sensorial automaticamente desencadeia outra percepção sensorial ou cognitiva. Por isso, uma pessoas com sinestesia pode, literalmente, ver a cor ou gosto do som.
Há mais de sessenta formas documentados de sinestesia, cobrindo todos os cinco sentidos, mas alguns são mais freqüentes do que outros. Por exemplo, ver cores quando diferente para determinadas letras, palavras ou som.
O que causa Sinestesia?
Uma teoria comum diz que todos nós nascemos, na realidade, com nossos sentidos ligados entre si. Com o crescimento, ainda quando bebes, essas conexões sensoriais perdem o elo e os caminhos neurais são interrompidos, ou inibidos. Mas não acontece com todos, os que crescem com essas conexões intactas, são os sinestetas.
Hoje, a sinestesia é acreditado para ser muito mais comum do que se pensava, ocorrendo em até um em cada vinte e três pessoas. O fato de que muitas vezes, sinestesia acontece em famílias, uma ligação genética é observada. Mas algumas pessoas experimentam sinestesia durante ou depois de uma experiência aguda como um acidente vascular cerebral, um ataque epiléptico, ou o uso de drogas psicodélicas.
Um fato interessante, no entanto, é que, embora as experiências individuais de sinestetas são consistentes, muitas vezes muito intensa, e até mesmo agradável. No entanto, não são vivenciadas exatamente da mesma forma por cada um.
Por exemplo, A cor que um sinesteta vê com a letra “A” pode ser diferente do que um outro sinesteta vê.
Veja Mais 4 Fatos Interessantes Sobre Sinestesia
Fonte:
Biosom
Cienciarte está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
[O conteúdo do Cienciarte pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Cienciarte e, se for o caso, à fonte primária da informação]