Notícias

Projeto para criação da Universidade do Cerrado é aprovado pelo MEC

14/04/2016 12h04 | Atualizado em: 14/04/2016 12h11

Existe a previsão de implantação da Universidade Federal do Cerrado (UFCer), em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. O projeto da Universidade Federal de Mato Grosso já teve aval do Ministério da Educação (MEC) e deve ser encaminhado ao Congresso Nacional para ser avaliado.

Segundo o reitor do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Rondonópolis, Jarvert Melo, foram mais de 10 anos tentando instalar uma universidade na cidade.

"Já elaboramos vários projetos para criar uma universidade aqui em Rondonópolis. Foram cerca de 10 anos refazendo propostas e, no ano passado, criamos um novo projeto com modificações e enviamos para o MEC", explicou.

"No caso [se aprovado], Mato Grosso terá duas universidades federais: a UFMT e a UFCer. A UFCer deverá contar com 300 professores, 100 técnicos administrativos e cerca de 5 mil alunos e com orçamento próprio da instituição".

Um comitê foi criado na cidade para tratar sobre a criação da universidade. Participam desse comitê professores, alunos e a pessoas interessadas no projeto.

Sobre o projeto, a reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, explicou que a proposta depende de ajustes. "O ministro da Educação, Luís Cláudio Costa, informou que está ultimando o ato, que depende apenas de alguns ajustes legais”, explicou.

Ela também reforçou a importância da universidade na cidade. “A criação dessa universidade representa a democratização do acesso ao ensino superior e a inclusão de milhares de jovens. E o mais importante de tudo é a contribuição para o desenvolvimento da região, mediante a pesquisa e a própria formação profissional”, acrescentou.

Neste semana, houve uma audiência, que teve a participação da reitora, do senador Wellington Fagundes (PR), o secretário-executivo do MEC, Luís Cláudio Costa, e o secretário de Ensino Superior, Jesualdo Pereira Farias.

Segundo o senador Wellington Fagundes, que se reuniu com a presidente Dilma no Palácio do Planalto para tratar do assunto, o projeto já está em andamento. Informou ainda que vai conversar com os parlamentares que integram a bancada federal de Mato Grosso na Câmara dos Deputados para trabalhar pela rápida tramitação do projeto.

ESTRUTURA – Criado em 1976, o Campus de Rondonópolis, que se transformará em Universidade Federal do Cerrado, conta com seis blocos de salas de aula e laboratórios (A, B e C), o prédio da biblioteca, o anfiteatro com acomodação para 250 pessoas; o prédio do Núcleo de Estudos e Atividades da Terceira Idade, o prédio do laboratório de Climatologia, o Centro Meteorológico e construções menores, que abrigam a Prefeitura do Campus, Almoxarifado, Centros Acadêmicos, dentre outros.

O centro conta ainda com 22 cursos de graduação para atender Rondonópolis e região: Pedagogia, História, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas, Letras (com Habilitação em Português e em Inglês), Ciências Contábeis, Biblioteconomia, Licenciatura em Informática, Zootecnia, Psicologia, Enfermagem, Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola e Ambiental, e Administração (modalidade EAD). Além disso, há três cursos de mestrado e um de doutorado. Ao todo, o campus atende 300 professores e mais de 5 mil alunos.

Fonte: O Globo

[O conteúdo do Cienciarte pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Cienciarte e, se for o caso, à fonte primária da informação]

Leia sobre: EducaçãoEnsino Superior