O Cibiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás), sediado na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, conseguiu uma das mais importantes certificações técnicas do Brasil: a norma ISO 17027, concedida pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Com isso, o laboratório se torna o primeiro do país a atender rigorosos critérios exigidos mundialmente.
Para ganhar a certificação, o Centro modificou a estrutura do local, capacitou seus colaboradores e aperfeiçoou uma série de processos com o apoio de diferentes entidades. Entre elas, a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu, a Embrapa e a Universidade de Recursos Naturais e Ciências Aplicadas à Vida, localizada na Áustria, que é referência no tema.
“Agora pretendemos passar nossa experiencia para outras entidades brasileiras que também queiram montar laboratórios. O fato de sermos um espaço credenciado nos habilita a passar nossos conhecimentos para terceiros, a fim de que o Brasil cresça cada vez mais na área de qualificação e análise de biomassa, biogás e biometano”, destaca Eduardo Trindade, gerente de desenvolvimento tecnológico do Cibiogás.
As pesquisas realizadas no laboratório são fundamentais para que os proprietários rurais e as empresas saibam a quantidade e a qualidade dos seus dejetos animais e/ou resíduos agrícolas para a produção de biogás, contribuindo assim para o aumento da geração de energia limpa – elétrica, térmica e veicular.
Fonte: The Greenest Post