Notícias

Brincar ao ar livre reduz risco de miopia em crianças

03/05/2016 19h20 | Atualizado em: 03/05/2016 19h26

Foto: Phillippe Put/Creative Commons
De acordo com o Instituto Americano dos Olhos, 30 milhões de crianças foram diagnosticadas com miopia só no ano de 2010. Número só cresce com o passar do tempo — embora especialistas não saibam dizer exatamente o porquê.

Pesquisadores do Centro Oftalmológico Zhongshan, da China, resolveram estudar a relação entre o ambiente aberto e a miopia. No país, 90% de seus estudantes do Ensino Médio precisam usar óculos por conta do problema.

A pesquisa ocorreu em 12 escolas locais. Metade das instituições deixaram seus alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental ao ar livre durante certo período, enquanto a outra metade seguiu tendo aulas normalmente em salas fechadas. Quase dois mil estudantes foram acompanhados durante os três anos do estudo e o resultado foi impressionante.

Na metade em que todos ficaram dentro das salas de aula, 40% dos alunos desenvolveram miopia, enquanto a outra turma teve um total de 30% de estudantes com o problema. Isso permite concluir que 45 minutos por dia ao ar livre podem reduzir em 23% a chance de desenvolver o distúrbio. Ainda não é possível afirmar o porquê.

De qualquer forma, brincar ao ar livre é muito mais divertido, não é mesmo?

Fonte: The Greenest Post

Licença Creative Commons
Cienciarte está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
[O conteúdo do Cienciarte pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Cienciarte e, se for o caso, à fonte primária da informação]
Leia sobre: Educação InfantilInfânciasaude