Notícias

5 razões para tomar banho frio

03/05/2016 18h59 | Atualizado em: 03/05/2016 19h05

Além de economizar muita energia, tomar banho com água fria pode representar vários benefícios à saúde. O site norte-americano TreeHugger elaborou uma lista com cinco motivos para deixar a água quente de lado. Veja quais são eles:

1. Melhora a circulação sanguínea

A água fria aumenta a taxa de fluxo sanguíneo pelo corpo, bombeando mais sangue para todos os órgãos. Isso beneficia o sistema cardiovascular e pode ajudar a regular a pressão arterial e o fortalecimento das artérias e veias varicosas. O aumento do fluxo do sangue no cérebro também ajuda a deixar o corpo alerta por mais tempo.

2. É antidepressivo

A adrenalina liberada após um mergulho na água fria ajuda a liberar uma quantidade enorme de impulsos elétricos, enviados a partir das terminações nervosas periféricas para o cérebro. Essa reação tem um efeito antidepressivo. Existe até a hidroterapia, que aproveita os benefícios da água para aliviar os sintomas da depressão.

3. Faz bem para a pele e cabelo

A água quente tende a deixar os cabelos mais secos e danificados, enquanto a água fria deixa os fios mais fortes e resistentes. Além disso, sem o calor do chuveiro, o cabelo tende a ter menos frizz e muito mais brilho. Uma dica para tonificar o resultado é utilizar suco de limão fresco durante a lavagem.

4. Melhora o desempenho atlético

É muito comum os atletas utilizarem banheiras de gelo após o treino. Isso ajuda os músculos a se recuperarem para a carga seguinte de treinamentos. Quando mais rápido após o esforço o atleta for para a água fria, melhores são os resultados. A banheira de gelo pode ser substituída por uma ducha tradicional.

5. Aumenta a força mental

Começar a usar o chuveiro frio exige coragem e preparação mental. Quanto mais o corpo for submetido a essas situações de estresse, mais preparado ele estará para suportar situações ainda mais difíceis. 

Fonte: Ciclo Vivo
Licença Creative Commons
Cienciarte está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
[O conteúdo do Cienciarte pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Cienciarte e, se for o caso, à fonte primária da informação]

Leia sobre: saude