Notícias

Conheça a Reflexologia Podal

07/09/2016 22h08 | Atualizado em: 07/09/2016 22h21

Não existe consenso sobre sua origem, pois ao longo do tempo diversas civilizações distintas desenvolveram formas de trabalhar pontos reflexos nos pés. No antigo Egito foram encontrados pictogramas representando a reflexologia, na China existem documentos comprovando sua utilização há 5 mil anos, os índios Cherokees na América do Norte também utilizam uma forma própria de reflexologia.



Segundo a visão Oriental, os pés são trabalhados devido a passagem de meridianos, estes são caminhos por onde percorrem a energia vital ou Chi.



No Ocidente os pés começaram a ser trabalhados depois do desenvolvimento da terapia por zonas criada por William Fitzgerald, essa teoria mostrou que ao estimular certas regiões dos pés uma analgesia era provocada em outra região do corpo.

Mas foi Eunice Ingham em 1930 quem aprimorou a terapia por zona e mapeou os pontos reflexos dos pés. Seu trabalho foi tão bem sucedido que seu nome foi e ainda é vinculado a técnica da Reflexologia Podal.

Indicações:

A Reflexologia é reconhecida como terapia complementar ao tratamento de diversas doenças, aliviar dores e o estresse do dia a dia. É muito comum sua utilização para:

Doenças Gastrointestinais:

Gastrite
Azia
Má digestão
Hemorróida
Constipação Intestinal (intestino preso e preguiçoso)

Dores:

Torcicolo
Dores na coluna
Ciatalgia (dor no nervo ciático)
Dor de garganta
Dor de cabeça e enxaqueca
Dor muscular
Dor no estômago

Disfunções ginecológicas e urogenitais:

Síndrome do ovário policístico
Cólicas menstruais
Tensão pré-menstrual
Impotência Sexual
Menopausa

Doenças Inflamatórias:

Cistite
Amidgalite
Sinusite
Rinite

Outros:

Depressão
Ansiedade
Vertigem ou tontura
Zumbido no ouvido
Insônia
Asma
Fibromialgia

Em uma sessão de reflexologia é feito uma coleta detalhada de dados como queixa principal, como, onde e quando aconteceu ou acontece, hábitos de vida. Procura-se identificar o nível de estresse e seu impacto na vida do paciente.

O paciente é acomodado em uma maca ou cadeira própria para reflexologia com os pés elevados permitindo fácil acesso aos pés

É feito uma vistoria nos pés, depois uma assepsia e soltura da musculatura dos pés. Após esses procedimentos é iniciada a massagem.

Cada pé é trabalhado por vez, todos os pontos são estimulados na checagem inicial, durante esse processo serão identificados pontos em desequilíbrio, estes manifestaram dor ou apresentaram cristais sob a pele.

Os pontos em desequilíbrio são novamente trabalhados para promover a estimulação do potencial de auto cura do corpo. Melhorando a sensação do ponto reflexo, melhora-se o funcionamento da área correspondente no corpo.

Assista uma demostração da aplicação da Reflexologia Poda para dores na Coluna.