Você gosta de usar desodorante? É, tem um cheiro gostoso, a pele limpa, e dá aquela sensação de liberdade que todo rexona da vida propagandeia. Eu não gosto e explico porquê: não estou nada afins de ter um eventual câncer de mama por conta do silicatos de alumínio que entopem os poros das axilas, impedem o suor, claro, e desregulam a temperatura do nosso corpo provocando vários danos mesmo que não chegue a fazer o tal do câncer.
E também, os desodorantes industrializados, da cosmética moderna, contêm também parabenos (não só eles, atenção), que agem como conservantes e estabilizantes e que são, como os aluminosilicatos, também absorvidos pela nossa pele. E os parabenos são muitíssimo parecidos ao estrogênio - haha - hormônio que só precisamos em quantidades exatas que nossas glândulas produzem e que, em excesso, acumulado, pode também causar sérios problemas, dentre eles, o tal do câncer de mama. Aliás, também não estou nada afins de colaborar com a degradação da nossa natureza por conta dos ingredientes dos atuais produtos cosméticos, dentre eles, os desodorantes.
Sim, também já ouvi dizer que essa história de “câncer de mama ser causado por desodorante” é controversa mas... seguro morreu de velho e, pelo sim pelo não. Não!
Hoje em dia, por essas ou outras razões, muitas pessoas buscam alternativas ao uso do desodorante nosso de cada dia. O que eu sei é que o cheiro forte, ruim, que exalamos, às vezes, se deve à ação de bactérias que temos na pele, dos nossos hormônios que são meio loucos a maior parte do tempo e, claro, do suor que é impensável não ter nos calores brasileiros. Mas, de qualquer forma, pense comigo: se a gente não pode se lavar de hora em hora, o que até seria gostoso, podemos, pelo menos, experimentar algumas receitas mais naturebas para resolver a questão da desodorização axilar. E passo a apresentar duas receitas dessas que achei muito interessantes.
Mas antes, leia aqui essa nossa matéria que discute a questão dos tais ingredientes menos bons:
Receita 1 - Desodorante natural
Óleo de coco, bicarbonato de sódio, essencia de cravo de cheiro e de lavanda
Três ingredientes ótimos para combater o "cc" da nossa axila. Bicarbonato de sódio limpa, profundamente. Óleo de coco é bactericida e, para além do mais, amacia a pele. E o cravinho, ah, esse é fungicida poderoso. Já a lavanda, nossa alfazema, é antisséptica, cicatrizante e cheirosa que só.
Você ficará, e se sentirá, limpa, hidratada, cheirosa e protegida.
Ingredientes:
8 colheres de sopa óleo de coco
4 colheres de chá de bicarbonato
4 gotas óleo essencial de cravo
4 gotas de óleo essencial de lavanda
Derreta o óleo de coco em banho maria. Junte o bicarbonato e misture bem, adicione as gotas dos óleos essenciais de cravo e de lavanda e misture até fique homogêneo. Guarde em um recipiente pequeno, com tampa. Ponha na geladeira até endurecer. Se você mora em região quente, deixe o desodorante permanentemente na geladeira. Você pode variar os óleos essenciais que usar para fazer o desodorante natural. Óleo de tea tree e de hortelã-pimenta também são bem indicados por serem bactericidas e, se quiser acrescentar um toque floral, umas gotas de ylang ylang, patchouli com lemongrass, que é o nosso capim-santo. Já o toque amadeirado você conseguirá com o óleo essencial de cedro ou o de sândalo. O cedro e o sândalo assim como o lemongrass também têm ação antisséptica. Mas, use 2 a 3 essências por vez, e só poucas gotinhas. Os óleos essenciais são muito fortes e, eventualmente, podem causar alguma reação alérgica em sua pele, portanto, teste antes sua sensibilidade pessoal.
Receita 2 - Desodorante natural
Laranja, limão, sal e bicarbonato de sódio
Ingredientes:
Casca de 2 limões
Casca de 2 laranjas
½ litro de água
2 colheres de sobremesa de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal marinho
Com essa receita você vai fazer uma água de cheiro então, rale as cascas das frutas sem a parte branca, jogue na água fervente e ferva um tantinho. Deixe descansar, tampado, por 10 minutos. Coe e deixe esfriar. Junte o sal marinho e o bicarbonato de sódio. Misture bem e ponha o seu banho de cheiro em um vidro com pulverizador. Guarde uma parte para tomar um bom banho relaxante no final do dia.
E, bons cheiros para você, saúde e paz!
Fonte:
Green Me
Cienciarte está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
[O conteúdo do Cienciarte pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Cienciarte e, se for o caso, à fonte primária da informação]