As
emissões mundiais não param de crescer e a ciência não descansa para encontrar maneiras de ajudar a controlar o fenômeno. A mais recente descoberta mostra que é possível coletar
dióxido de carbono da atmosfera e transformá-lo em uma espécie de espuma. Ou seja, o que antes era poluição vira matéria-prima para a confecção de materiais usados por nós no dia a dia.
A primeira experiência da empresa
NRG Energy utilizou o material para a produção da sola de um tênis. E deu certo! Agora, o desafio é transformar o processo em algo escalável. Segundo o presidente da NRG Energy, Gin Kinney, “a intenção é transformar o CO2 em algo tangível, que as pessoas possam pegar essa tecnologia e usá-la no cotidiano — grande parte da população tem um par de tênis”, explica.
Batizado de Shoe Without a Footprint (
Sapato sem Pegada de Carbono, em português), o protótipo foi construído para participar de uma competição que premiará a melhor iniciativa de reutilização de CO2. O vencedor levará para casa US$ 20 milhões.
Com o aprimoramento do projeto, espera-se que seja possível utilizar o material para fazer o tênis inteiro e não somente o solado. Já pensou ter um par de sapatos feito inteirinho de poluição?
Fonte:
The Greenest Post