A humanidade não está tratando bem de seu lar. O planeta Terra daqui a pouco não aguentará mais sustentar o modo de vida das pessoas. É possível que, em 2050, a Terra comporte 9,6 bilhões de seres humanos. E se nós mantermos hábitos que são prejudiciais à natureza, ela não vai aguentar.
O Banco Mundial já avisou: “Se a população global de fato chegar a 9,6 bilhões em 2050, serão necessários quase três planetas Terra para proporcionar os recursos naturais necessários a fim de manter o atual estilo de vida da humanidade.”
Os recursos naturais estão sendo consumidos com uma voracidade imensa e temos que tomar cuidado com isso. Por isso, as Nações Unidas estão incluindo o consumo em suas discussões sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
A meta de número 12 dos ODS não poupa país nenhum, não importa a sua influência econômica. Ela visa diminuir o desperdício de alimentos, repensar os subsídios aos combustíveis fósseis e reduzir a quantidade de lixo lançado ao meio ambiente sem tratamento.
Conheça quatro metas de consumo sustentável que o mundo precisa atingir até 2030 para que possamos viver melhor e cuidar bem do planeta Terra:
1 - Reduzir à metade o desperdício mundial de alimentos per capita na venda a varejo
Estima-se que 1,3 bilhões de toneladas de comida são jogadas fora por ano em todo o planeta. Outro grande problema que temos quando tratamos sobre comida é o fato de que a degradação do solo, o uso insustentável da água e a pesca excessiva estão diminuindo cada vez mais os recursos naturais para a produção de alimentos.
2 - Alcançar uma gestão sustentável e uso eficiente dos recursos naturais
Grande parte da energia do planeta não é gerada com fontes de energia renovável. Em 2013, apenas ⅕ de toda a energia do planeta veio de fontes renováveis. É preciso parar, refletir e mudar nosso modo de consumir energia.
3 - Racionalizar os subsídios aos combustíveis fósseis
Os países mais ricos do mundo são os que mais gastam com subsídios ao petróleo, carvão e gás natural. Para a ONU, é preciso adotar medidas que removam as distorções do mercado, como reestruturar os sistemas tributários nacionais, segundo a instituição.
4 - Alcançar uma gestão ambientalmente racional dos produtos químicos ao longo de seu ciclo de vida
Essa meta visa minimizar o impacto dos resíduos químicos tanto na saúde quanto no meio ambiente. A geração de lixo tóxico per capita praticamente dobrou dos anos 1990 para os dias de hoje. E cerca de 200 milhões de pessoas podem ser afetadas por esses resíduos. É preciso mudar esse quadro.
Fonte:
Ondda