Economizar água e criar soluções que poupem o meio ambiente deveriam ser princípios impostos na sociedade desde os primórdios. Nos últimos anos, a luta para aumentar a eficiência dos sistemas de produção de energia tem sido constante, especialmente se nos faltar água. Para evitar o aperto, dois engenheiros brasileiros resolveram empreender e criaram uma solução simples para uso doméstico.
Após estudos, desenvolveram o sistema
Unidade Geradora de Energia Sustentável, ou apenas UGES, tecnologia doméstica capaz de transformar caixas d’água em mini usinas hidrelétricas, independentes de seu tamanho, transformando a passagem de água que abastece os reservatórios em um sistema gerador de energia limpa, sem emissão de gases. Os inventores Mauro Serra e Jorgea Marangon destacam que a média de consumo de água no país é de 250 litros por pessoa, totalmente desperdiçados como forma energética.
Apesar de não precisar de uma fonte externa de energia para funcionar, a UGES precisa de uma unidade móvel além da que existe dentro do reservatório, pois assim torna possível a transformação de toda a energia concentrada em eletricidade, criando uma rede de distribuição em casa. Tudo funciona proporcionalmente, ou seja, se você consumiu água, já gerou energia automaticamente com o uso do sistema. Segundo Serra, a produção é ideal para abastecer geladeiras, computadores, ventiladores, lâmpadas e outros aparelhos domésticos, exceto os de alto consumo, como secadores de cabelo e chuveiros.
Com a ideia já patenteada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, a expectativa é de que o equipamento não poluente esteja no mercado em breve. O benefício se expande para a rede pública também, podendo abastecer a iluminação das ruas, ou até mesmo indústrias, lavanderias e outros estabelecimentos privados que consomem muita água.
Fonte:
Hypeness