Notícias

Como são eleitos os vereadores?

20/08/2016 22h01 | Atualizado em: 20/08/2016 22h09

Sabia que 44% dos eleitores brasileiros não se lembram em quem votou para deputado federal em 2010?
Parece que sofremos de uma epidemia de amnésia eleitoral… Por isso que o sistema eleitoral é um dos pontos mais discutidos da reforma política.

Você se inclui nesses 44%? Então leia este post para entender por que isso acontece e como esse quadro pode mudar.

Como funciona o sistema eleitoral brasileiro?

O sistema de votação brasileiro é misto. Uma parte dos nossos representantes é eleita em um sistema de maioria simples, em dois turnos. É o caso de presidentes, governadores e prefeitos. Os senadores também são votados em maioria simples, mas apenas em um turno. Essa é a parte menos complicada desse sistema e onde há menos discussão sobre mudanças. Ganham os que têm mais votos, ponto final.

Agora complica um pouco… A outra parte do nosso sistema é proporcional em lista aberta. É desse jeito que são eleitos os vereadores, além dos deputados federais e estaduais. Nesse sistema, é preciso primeiro saber quais foram os partidos mais votados, para então saber quem foram os candidatos eleitos. Para distribuir os cargos entre os partidos, é usado um cálculo que pouca gente sabe como funciona: o chamado quociente eleitoral.

Felizmente, você tem o Cienciarte para ajudar você! Entenda melhor:


Deu para entender melhor? Nestas eleições municipais de 2016, tenha consciência, conheça os candidatos e como eles são eleitos.

Fonte: Politize
Leia sobre: CidadaniaEleiçõesInformaçãoPolitica