A borra de café é altamente nutritiva, isso não impede, porém, que ela seja normalmente descartada. Para aproveitar esse material de forma inteligente e prática, o designer espanhol Adrián Pérez criou uma cafeteria que produz café e cogumelos.
Apelidada de HIFA, a máquina funciona de maneira muito simples. Além do espaço para preparar o café, onde é colocado o pó, a cafeteira tem outros dois compartimentos: em um deles fica a borra residual e no outro é acomodado o micélio. Após preparar o café, a borra permanece guardada e, através de um filtro, se torna fertilizante para o desenvolvimento do fungo, misturando-a aos poucos junto ao micélio.
Mais do que ter um fertilizante natural altamente nutritivo, a própria cafeteira, rica em umidade, colabora para o desenvolvimento dos cogumelos, que, em poucas semanas começam a brotar para fora do compartimento e podem ser retirados para o consumo humano.
Para tornar o processo ainda melhor, é possível aplicar sprays de água no micélio e usar a borra que sobrar como adubo natural em hortas ou vasos de plantas.
Fonte: Ciclo Vivo