A Geotecnia Ambiental é uma especialidade da subárea Geotecnia, situada na área da Engenharia Civil. Trata-se de uma especialidade que busca investigar, entender e solucionar ou mitigar problemas geotécnicos relacionados ao meio ambiente.
A necessidade de ampliar e compartilhar conhecimento e experiências a cerca do transporte de contaminantes, técnicas de remediação, análise de risco em barragens com ênfase em barragens de rejeito, justificam a realização desse encontro entre profissionais e acadêmicos.
A gestão inadequada de resíduos ou o manuseio displicente de um determinado líquido contaminante são infelizmente recorrentes, fatos que conduzem a ocorrência de incidentes e acidentes ambientais com consequências muitas vezes trágicas.
O principal objetivo do congresso é reunir os profissionais, do setor público e privado, pesquisadores e estudantes que tem como área de interesse a Geotecnia Ambiental. Pretende ainda aproximar o conhecimento técnico e prático confrontando as experiências acadêmicas e profissionais, visando aperfeiçoar a técnica.
Para tanto temas importantes como: Investigação e Remediação de Sítios Contaminados e Riscos e Falhas em Obras de Engenharia de Barragens que ocupam espaço privilegiado e impulsionam a discussão de outros temas.
O EVENTO
O evento ocorrerá na cidade de Palmas, nos dias 3 e 4 de novembro, nas dependências da Universidade Federal do Tocantins e é voltado para o público universitário, profissional e empresarial do Estado do Tocantins. A programação é constituída por palestras, mesas-redondas e atividade cultural.
As palestras contarão com nomes de referência no âmbito nacional. As mesas-redondas serão formadas por dois a três palestrantes e um mediador, sendo reservados 40 minutos para cada palestrante, seguido pela formação da mesa-redonda com questionamentos e debates sobre os temas abordados. Pretende-se agregar o conhecimento legal, científico e prático incitando a discussão e o aprimoramento do saber nas temáticas propostas.
As mesas-redondas propostas são as seguintes:
Mesa-redonda: “Barragens de Rejeitos – Legislação, Aspectos Construtivos e Experiências”
Mesa-redonda: “Contaminação do Solo: Identificação, análise e intervenção”
O participante poderá também, cursar um dentre os mini-curso oferecidos com carga horária de 8 horas.
As atividades culturais têm como objetivo a divulgação da cultura nacional e regional, promovendo o entretenimento dos participantes com apresentações artísticas.
Mini-cursos: Bioengenharia, AutoCad e Tratamento de Dados (Excel)
Período: 3 e 4 de novembro de 2016
Local: Campus Universitário de Palmas da Universidade Federal do Tocantins
Realização:
Cursos de Engenharia Ambiental e Civil;
Direção de Campus de Palmas da UFT;
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFT (Proex);
Fonte:
Simpósio de Geotecnia