A "tatuagem temporária" desenvolvida por pesquisadores da Universidade de San Diego (EUA)
Um grupo de engenheiros da Universidade de San Diego, Califórnia (EUA), desenvolveu uma "tatuagem temporária" que é capaz de analisar, através do suor, o nível de álcool no sangue.
A “tatuagem inteligente” é composta por uma placa afixada por meio de ímãs e libera na pele uma substância chamada pilocarpina, que induz a produção do suor que será analisado pelos sensores. Todo o processo não demora mais do que 8 minutos e os resultados são enviados para o smartphone.
A iniciativa foi financiada pelo National Institute of Biomedical Imaging and Bioengineering e pretende contribuir para a redução do número de acidentes relacionados com condução sob o efeito do álcool.
Agora, o próximo passo dos pesquisadores é desenvolver um dispositivo que poderia monitorar continuamente os níveis de álcool por 24 horas.
Atualmente, os métodos mais utilizados para determinar o nível de álcool são o exame de sangue detalhado, que requer a coleta do material por furo na pele, e o bafômetro, mais populares, porém, bem menos precisos, com altos índices de falha na leitura.
Fonte:
Quem Inova