Assistir tevê demais não faz bem. Isso todo pai e mãe sabe, mas uma análise cuidadosa revela que muitos dos desenhos animados produzidos nas últimas décadas têm enorme potencial educativo. Comparados às atrações infantis mais populares das décadas de 90 ou 80, programas como Team Umizoomi, BubbleGuppies, O Show da Luna e a Casa do Mickey Mouse são bastante superiores quando se julga a capacidade desses desenhos de contribuir para aquisição de competências e habilidades normalmente trabalhadas no ambiente escolar. E a melhor parte é que eles têm feito isso de modo divertido e atraente às crianças.
Team Umizoomi
A série produzida pela Nickelodeon Animation Studios mostra um trio de pequenos super-heróis que se envolvem em diversas aventuras, resolvendo problemas com seus poderes matemáticos. A personagem Milli, por exemplo, tem o poder da medida, o que lhe permite usar suas marias-chiquinhas como uma espécie de trena para medir todo tipo de objeto, ensinando ao pequeno telespectador a noção de comprimento e cálculos básicos, motivados por perguntas como “quantas unidades faltam para a ponte chegar ao outro lado?”.
Já seu irmão Geo possui o poder da figura, habilidade que lhe permite criar qualquer objeto a partir das formas geométricas geradas por seu cinto. Para fazer um barco, por exemplo, ele cria um círculo, o divide em duas partes e obtém a “meia lua” que se transformano casco do barco.
Por último, há o robô Bot, que cumpre o papel mais cômico na série. Ele recebe os pedidos de ajuda das crianças, que são representadas por atores de verdade, moradores da fictícia Umi Cidade, onde vivem os heróis.
Segundo a Nickelodeon Brasil, Team Umizoomi, ou apenas Umizoomi, como também é chamada, foi projetada para fazer mais do que ensinar conceitos matemáticos. A ideia é “ajudar as crianças a desenvolverem suas habilidades e sua confiança na solução de problemas”.