O Brasil é um dos maiores consumidores e produtores de cerveja do mundo. Na última década, a produção de cerveja no país cresceu impressionantes 64%, saltando de 8,2 bilhões para 13,4 bilhões de litros anuais, segundo dados do Sicobe (Sistema de Controle de Produção de Bebidas da Receita Federal).
E um dos segmentos que vem ganhado adeptos (tanto para beber como para produzir) é o de cerveja artesanal.
Aproveitando a paixão dos brasileiros pela bebida, uma startup paranaense --a Bravo!Brew-- desenvolveu uma máquina compacta integrada a uma plataforma web que automatiza em até 80% a produção da cerveja, sem retirar desse processo o caráter artesanal.
Batizado de Bravo!Machine, o equipamento automatiza toda a etapa da brassagem --o processamento dos insumos. Esta etapa é a que mais dá trabalho na hora de fazer cervejas e pode durar até dez horas.
Para os criadores do equipamento, um dos principais diferenciais do produto é a conexão a uma plataforma on-line que concentra mais de 100 receitas de cerveja. O cadastro e acesso a esse banco de dados são gratuitos --inclusive, é possível aproveitar as fórmulas para produzir a bebida da maneira tradicional.
A máquina é inteiramente compatível com os ingredientes encontrados no mercado. Ao todo, cada produção da bebida rende aproximadamente 15 litros, que devem ser fermentados e envasados após passarem pelo equipamento que tem o tamanho de dois micro-ondas.
A Bravo!Machine automatiza 80% do processo da fabricação da cerveja
Financiamento coletivo
A startup lançou uma campanha de financiamento coletivo Kickante para viabilizar a produção da Bravo!Machine. A meta é alcançar, no mínimo, a venda de dez unidades --para adquirir uma delas, é necessário contribuir com entre R$ 4,9 mil a 5,3 mil.
O objetivo da empresa é comercializar, em média, seis unidades por mês a partir de 2017.
Fonte:
Quem Inova