Quantas mulheres que foram importantes para a ciência você consegue citar? Poucos podem falar Marie Curie. Mas muitas pessoas não vão saber um único nome.
É isso que a série de livros infantis
Science Wide Open (em português poderia ser traduzido como “ciência bem aberta”) pretende mudar.
A série começou como um projeto no
Kickstarter lançado pela
Genius Games, chegou a atingir a meta de US$6 mil em menos de 24 horas e até agora já arrecadou mais de US$38 mil! Por enquanto, a série é composta por três livros: “Mulheres na Química”, “Mulheres na Biologia” e “Mulheres na Física”. Cada volume tem mais de 32 páginas, repletas de lindas ilustrações que explicam algumas dúvidas das crianças como o que é DNA, o que é uma célula e por que as coisas caem. Essas curiosidades ensinam um pouco mais sobre o mundo em que vivemos para os pequenos e pequenas.
E claro, o mais importante, além de responder essas dúvidas, os livros também mostram mulheres de todos os períodos que fizeram grandes descobertas e foram importantes para a ciência, falando sobre sua história e seu trabalho.
As explicações são fáceis de entender e prendem a atenção das crianças. E não precisa ficar preocupado que sua filha, ou filho, não entenda alguns termos mais complicados, existe um glossário para quem quiser saber mais.
“Quando crianças fazem perguntas, o mundo inteiro se torna seu experimento!”
Veja o vídeo oficial da campanha. Nele, são apontados diversos problemas de nossa sociedade, como o fato de mulheres receberem menos do que homens para realizar o mesmo trabalho, o preconceito de muita gente que acha que o sexo feminino não leva jeito para ciências, além do fato de diversas mulheres importantes da história terem sido levadas ao ostracismo – muitas vezes com suas descobertas e invenções sido creditadas a homens.]
Confira: