Notícias

4 passos para eliminar o açúcar refinado da sua vida

11/12/2016 06h25 | Atualizado em: 11/12/2016 06h29

Conseguir se livrar do açúcar é quase tão difícil do que deixar de usar drogas. | Foto: iStock by Getty Images

O consumo exacerbado de açúcar pode gerar consequências alarmantes para a saúde, inclusive ocasionando desequilíbrios sistêmicos. Comparada a algumas drogas, a dependência química do açúcar ocorre fortemente por gerar alta sensação de prazer, estimulando neurotransmissores cerebrais. Essa sensação boa gera um vicio, pois dura pouco tempo e faz o organismo querer sempre mais dessa substância.

Conseguir se livrar do açúcar é quase tão difícil do que deixar de usar drogas. No entanto, a pior parte desta tarefa dura apenas cinco dias, o período necessário para que a dependência do corpo pelo açúcar seja reduzida drasticamente. Para eliminar o açúcar refinado da dieta é preciso evitar comer alimentos processados, condimentos, doces e bebidas açucaradas. Nos primeiros dias também é importante não abusar da ingestão de frutas.

Para auxiliar neste processo, o site norte-americano Mind Body Green criou uma lista com quatro dicas para alcançar o alvo e acabar com a dependência do açúcar. Veja quais são elas:

1. Muita proteína e alimentos ricos em fibras

Alimentos com essas características tendem a manter o corpo satisfeito por mais tempo. Portanto, certifique-se de que todas as suas refeições incluam, ao menos, 25% de proteína e gorduras boas, como o ômega 3.

Opções: ovos, abacate, azeite de oliva, salmão ou frango orgânico.

2. Vegetais de folhas verdes do lugar de pães, massas e outros carboidratos refinados

As massas, em geral, são rapidamente transformadas em açúcar no organismo, criando um ciclo semelhante ao do próprio açúcar refinado. No entanto, os vegetais são considerados carboidratos complexos, ou seja, eles possuem absorção lenta e levam mais tempo para serem digeridos.
Opções: rúcula e couve. Elas também são ótimas para a desintoxicação.

3. Chocolate amargo

Quanto mais escuro e com alto teor de cacau, melhor será o chocolate para o organismo. Isto acontece porque este alimento libera endorfina no corpo, sem elevar os níveis de açúcar.

4. Beba mais água

Além de manter o corpo hidratado, beber muita água eleva a sensação de saciedade e libera o excesso de açúcar para fora do corpo. Isso ajuda a reduzir o desejo e também ajuda a perder peso.

Além dessas dicas, beber sucos desintoxicantes e comer de maneira saudável devem ajudar a acabar com a dependência e o vício em açúcar.

Fonte: Ciclo Vivo
Leia sobre: Saúde Alimentarsaude