Os participantes trabalharam partes teóricas e logo depois a parte prática executada na própria horta da penitenciária. | Foto: Diego Gurgel/Secom
Um grupo de detentos da Unidade Prisional de Senador Guiomard, no Acre, recebeu a certificação no curso de Horticultor Urbano. O projeto é uma parceria entre o Instituto de Administração Penitenciária do Acre com o Instituto Dom Moacyr (IDM).
O curso teve uma carga de 60 horas e foi executado pela Escola da Floresta Roberval Cardoso, onde os participantes trabalharam partes teóricas e logo depois a parte prática executada na própria horta da penitenciária.
Ao todo, 18 detentos, que já estavam executando um trabalho na horta, concluíram o curso e agregaram mais conhecimento à prática.
O reeducando Jhone Costa falou emocionado sobre a importância da qualificação. “O curso foi muito importante, pois assim vemos que a sociedade lá fora também está preocupada com nós que estamos aqui, não é todo dia que temos uma oportunidade dessa. Com certeza lá fora irei desenvolver o que aprendi”, disse.
Para o diretor da Unidade, Arlenilson Cunha, momentos como esse são motivo de alegria e gratidão. “Só temos que agradecer a essa parceria. É de fundamental importância, nosso papel é esse, educar, ressocializar e gerar oportunidade para aqueles que querem uma nova vida”, frisou Arlenilson.
Durante a entrega dos certificados, a diretora-presidente do IDM, Rita Paro, falou da perspectiva e da oportunidade que é gerada a partir do curso. “Hoje vocês têm um novo olhar, e podem pensar que lá fora tem um novo momento na vida de vocês, conhecimento nunca é demais, e que vocês possam adquirir conhecimento cada vez mais.”
Fonte:
Ciclo Vivo