Notícias

Composteira de mesa cultiva plantas enquanto reaproveita o lixo orgânico

13/01/2017 14h10 | Atualizado em: 13/01/2017 14h17

Assim como nas composteiras tradicionais, todo o processo é feito pelo tempo, pela umidade e, claro, pelas minhocas. | Foto: Divulgação

Ter uma composteira em casa é um dos jeitos mais simples de reduzir a quantidade de resíduos orgânicos desperdiçados. Ao contrário do que muito pensam, os restos de alimentos não são simples lixos, eles têm valor e produzem excelentes compostos para adubar a terra e deixá-la naturalmente mais produtiva.

A Biovessel é uma composteira portátil criada por um grupo de designers chineses. A ideia é tornar a compostagem algo simples e incorporado ao dia a dia das pessoas. Para isso, nada melhor do que deixar todo o sistema visível, fazendo parte da decoração e trazendo mais vida aos ambientes.

O equipamento não possui nenhuma tecnologia avançada. Assim como nas composteiras tradicionais, todo o processo é feito pelo tempo, pela umidade e, claro, pelas minhocas. Ele é dividido em três compartimentos, conectados internamente. O solo e as minhocas ficam espalhados por todo o fundo do recipiente. Uma das partes será usada apenas para acrescentar água ao sistema, enquanto na outra ponta são dispostos os resíduos orgânicos, e entre eles está uma pequena passagem, usada para monitorar o processo.




O sistema é coberto com tampas vazadas, que permitem a passagem do ar, ao mesmo tempo em que evitam a entrada de insetos. É possível até mesmo usar um dos compartimentos para cultivar alguma planta ou erva, já que esse solo é altamente rico em nutrientes.

O produto está em busca de financiamento coletivo para ser produzido em larga escala e quer doar já garante um exemplar.

Clique aqui para mais informações.

Fonte: Ciclo Vivo