Preparar o bolo com as tangerinas inteiras, com casca, trouxe o melhor sabor e aroma que este bolo poderia ter. Isso sem falar no perfume das especiarias, é claro. Muitas vezes nos preocupamos em adicionar extratos e essências aos bolos, e esquecemos que as próprias frutas podem perfeitamente fazer esse papel.
As frutas cítricas (laranja, limão, tangerina, mexerica) têm cascas poderosas quando o assunto é aroma e sabor. O mesmo bolo da receita abaixo já foi feito somente com os gomos das tangerinas. Ficou bom, muito bom! Mas quando resolvi testar como normalmente faço no bolo de laranja, e bater as cascas junto… O resultado ficou simplesmente incrível!
Use uma escovinha reservada somente para frutas e verduras, e lave bem a casca das tangerinas antes de usar. Corte em quartos e retire as sementes. No momento em que for bater no liquidificador você já vai sentir o aroma delicioso do qual estou falando.
Usei um pouco de Vinho do Porto, uma dica que vi em uma receita portuguesa de bolo de laranja. Deu um toque “a mais” no conjunto que já era muito bom. Mas, usar o vinho do Porto é opcional. Nem sempre temos uma garrafa em casa, ou ainda, o bolo pode ser feito para crianças.
Ingredientes
– 2 tangerinas inteiras, com a casca
– 1 xícara de açúcar (usei demerara)
– 2 colheres (sopa) de Vinho do Porto
– 1/2 xícara de azeite de oliva ou óleo vegetal
– 1 colher (chá) de canela em pó
– 1/4 colher (chá) de cardamomo moído (ou gengibre)
– 3 ovos
– 2 xícaras de farinha de trigo
– 1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
Modo de Fazer