Notícias

Curso de Extensão (GRATUITO): LIBERDADE RELIGIOSA E FORMAÇÃO DOCENTE

25/04/2017 11h11 | Atualizado em: 25/04/2017 11h16

Intuito principal de pensarmos uma educação anti-racista e voltada, mais especificamente, para o combate da intolerância religiosa na sociedade.
DATAS: ENTRE 28 DE MAIO E 13 DE JULHO (às quintas)
Duração: 30 horas (4 horas semanais)
Local: UFF
Horário: 14 - 18 hs.

Proposta: A proposta é estreitar os laços entre a universidade e as escolas de ensino básico, mais especificamente as escolas públicas (estaduais e municipais) através de um curso de extensão que pretende contribuir para a formação continuada de professores a respeito da temática especifica da liberdade religiosa em consonância com a lei 10.639 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações étnico-raciais. Pretendemos, assim, debater questões teóricas, bem como práticas da experiência docente, com intuito principal de pensarmos uma educação anti-racista e voltada, mais especificamente, para o combate da intolerância religiosa na sociedade em geral e nas escolas, em particular. O curso tem como público alvo professores da rede pública, mas envolverá também a comunidade acadêmica, incentivando a participação de alunos da graduação em sua organização e participação. O curso será coordenado pela professora Doutora Erika Bastos Arantes, do departamento de história da UFF - Campos e organizado pelo REAFRO (Grupo de Pesquisa Relações Étnico Raciais e Religiões Afro-brasileiras, coordenado pela mesma e pelo professor Rodrigo de Castro Rezende) e contará com a participação de professores/pesquisadores convidados.


OBJETIVOS:
1. Promover o debate sobre intolerância religiosa nas escolas

2. Instrumentalizar professores da rede pública de ensino, através de leituras teóricas e debates sobre o cotidiano escolar, em relação á questão da intolerância religiosa nas escolas.

3. Capacitar professores para levar a discussão da intolerância religiosa, mais especificamente as religiões afro-brasileiras, para suas respectivas escolas.

4. Pensar a questão da intolerância religiosa como parte do racismo estrutural de nossa sociedade e trabalharmos estratégias de combate à discriminação.

TEMÁTICAS DEBATIDAS:

* Religiões afro-brasileiras e questão racial no Brasil.

* Lei 10.639/03 e a luta contra a intolerância religiosa no Brasil

* A escola e as religiões afro-brasileiras: racismo e intolerância.

* Políticas públicas e o reconhecimento das diferenças étnicas e raciais na educação brasileira

* Caminhos contra a intolerância: construindo uma escola livre de racismo e discriminação religiosa.


OS CERTIFICADOS SERÃO ENTREGUES APENAS PARA QUEM TIVER NO MÍNIMO 60% DE PARTICIPAÇÃO.

INSCRIÇÕES NO SITE: https://reafrocampos.wixsite.com/reafrocampos