Para saber a idade de uma árvore, os pesquisadores observam seus anéis.
Para saber a idade de uma árvore, os pesquisadores observam seus anéis.
Cada círculo é chamado de anel de crescimento e corresponde a um ano de vida da árvore. Estudando esses anéis de crescimento se pode descobrir a idade e o quanto a árvore cresceu a cada ano, além de condições ambientais e períodos de mais chuva. Mas, as árvores têm ainda mais coisas para nos mostrar. Como música por exemplo.
O músico alemão Bartholomäus Traubeck desenvolveu um equipamento capaz de extrair o som desses anéis. Através de um algoritmo que transforma as informações dos círculos em notas de piano, foi possível “traduzir” a música existente no tronco da árvore. Utilizando um equipamento similar a um toca-discos, o disco da árvore é girado para emitir os sons.
O equipamento utiliza o princípio do toca-discos mas possui um funcionamento diferente. Enquanto a agulha do aparelho que utilizamos lê os sulcos de um disco de vinil, o equipamento desenvolvido por Traubeck possui sensores que interpretam informações sobre textura e cor e transformam essas informações em notas de piano. Como cada árvore possui características únicas em seu tronco, cada uma possui uma música específica, apenas sua.
O músico captou músicas de diversos tipos de árvores e gravou um álbum chamado de “Years”(anos, em português). Pinheiros, carvalhos, bordos, nogueiras, armeiros, freixos e faias são as espécies que podem ser “ouvidas” no álbum.
Você pode ouvir o álbum “Years” abaixo.
Fonte:
Arquitetura Sustentável