Notícias

Mini jardim vertical produz brotos comestíveis por conta própria em 10 dias

29/03/2017 13h58 | Atualizado em: 29/03/2017 14h03

Os brotos possuem até 40 vezes mais nutrientes que um vegetal comum. | Foto: Divulgação/EcoQube
O minúsculo jardim interior vertical EcoQube cresce micro-vegetais em apenas dez dias usando um sistema de hidropônico, que utiliza apenas água fertilizada, fazendo todo o trabalho sozinho. Compacto e de baixa manutenção, o design é adequado para apartamentos, casas e escritórios de todos os tamanhos, e permite que se produza alimentos nutritivos rapidamente, sem se preocupar com a rega e alimentação de das plantas.

A empresa Aqua Design Innovations (ADI) lançou o EcoQube Frame no site de financiamento coletivo Kickstarter, e tem sido um grande sucesso. O grupo triplicou sua meta nos primeiros 40 minutos de crowdfunding. Até o momento desta matéria, o valor já ultrapassa em 12 vezes (1200%) o valor inicial para a execução do produto.



Semelhante a uma moldura de porta-retratos, o EcoQube contém uma esponja de fibra natural, totalmente compostável, que absorve a água do reservatório e leva até as sementes, utilizando o método de rega por capilaridade. Uma outra estrutura entrelaçada, também de fibras naturais, serve como suporte para as sementes. O reservatório abaixo contém água fertilizada, que fornece todos os nutrientes necessários para uma germinação bem sucedida.



Os brotos possuem até 40 vezes mais nutrientes que um vegetal comum e podem ser usados em sucos verdes, em saladas ou na decoração de pratos.



“É realmente a forma mais simples, mais fácil e mais compacta para crescer plantas internamente sem solo”, disseram os designers. “É ótima também para quem não tem habilidades com as plantas. Como o reservatório fornece água para as plantas automaticamente, não existe preocupações com rega ou apodrecimento da raiz, um problema comum no cultivo de brotos.”

Os designers afirmam que EcoQube pode crescer até US $ 25 a cada dez dias em brotos e que o produto se paga depois de apenas um mês de crescimento.

O EcoQube também pode ser usado para fins decorativos, como um mini jardim de suculentas.



Fonte: Ciclo Vivo