Notícias

Vendas de carros elétricos sobem 91% na Califórnia

17/06/2017 13h26 | Atualizado em: 17/06/2017 13h30

Impostos menores ou leis contra outros tipos de veículos acabam aumentando a participação no mercado da utopia que vira cada vez mais realidade.
O trânsito hoje, nas grandes cidades, não é sustentável. Quantos mais carros na rua, pior se tornará a situação. Apesar da solução de mobilidade urbana não estar no transporte individual – e sim na caminhada, transporte público e bicicletas – não podemos negar que carros elétricos já ajudam a melhorar a qualidade do ar local.

Por isso o sucesso da tecnologia na Califórnia: as vendas já subiram 91%, segundo o LA Times, enquanto híbridos alcançaram a marca de 54%. No total, foram 13.804 veículos movidos a energia elétrica e 10.466 híbridos. O avanço se deve às inovações que têm chegado no mercado, que inclusive permite um preço mais acessível.

Políticas públicas também podem ajudar. Impostos menores ou leis contra outros tipos de veículos acabam aumentando a participação no mercado da utopia que vira cada vez mais realidade. Por exemplo, na Holanda, carros movidos a gasolina, álcool e diesel serão banidos até 2025.

Se comparado com o número total de carros vendidos, entretanto, o número não faz nem cócegas. Não chega nem a 5% as duas categorias somadas. Esse número, na Noruega, por exemplo, hoje beira a casa dos 37%.