Tudo faz parte do projeto-piloto "Muevete en verde", patrocinado pela Fundación Cotec e desenvolvido em colaboração com a prefeitura da cidade, que visa melhorar a qualidade do ar, tornando Madrid mais habitável.
Na prática, tal como já tinha acontecido em Nova York em 2011, os tetos dos ônibus das linhas 27 e 34 que passam pelas áreas mais movimentadas e poluídas de Madrid, serão transformados em jardins suspensos.
Os tetos verdes serão monitorados através de um sistema de irrigação automática que não provoca desperdício d’água. A ideia é da empresa PhytoKinetic que, através da utilização de um material usado no cultivo hidropônico, é capaz de recuperar a água do ar condicionado do ônibus para regar o teto-jardim.
"Cada jardim será formado por telas metálicas e materiais sustentáveis que podem suportar o movimento e sem perder água", explica José Antonio Antona, gerente de projeto.
Cada jardim tem um custo de 2.500 euros e vai ajudar a absorver os poluentes de C02 da atmosfera além de melhorar a temperatura durante os dias de verão dentro do próprio ônibus e, como resultado, irá se gastar menos com o funcionamento do ar condicionado.Em suma, um excelente investimento e uma grande economia a longo prazo.