Mateus se formou num curso duplo em Economia e Biologia (2016) e agora continuará na carreira acadêmica estudando medicina.
Nascido em Goiânia, Mateus Lima (23) mudou para Palmas com apenas dois meses de vida. Seu pai, Neymar Lima, acreditava que a mais jovem capital do Brasil era o lugar ideal para começar sua carreira como cirurgião ortopédico. Desde então, Mateus cresceu vendo o seu pai se dedicar à medicina. Além da medicina, o futebol sempre foi presente em sua vida. Mateus fez parte das equipes de futsal da Ulbra e COC e também do time de futebol da Escolinha do Flamengo disputando e vencendo vários campeonatos como as Olimpíadas Escolares, Campeonato Metropolitano; e em muitas delas como capitão do time sob a direção do técnico Clay Regazonni
Aos 10 anos de idade, a família decidiu fazer um sacrifico financeiro e venderam os carros que usavam para trabalhar para que Mateus e seu irmão Vitor pudessem aprender inglês durante dois meses nos Estados Unidos. Ali um sonho foi plantado!
Mateus continuou a estudar inglês e em 2010 se mudou para a Terra do Tio Sam com 16 anos de idade em busca do sonho de sentar nas carteiras das melhores instituições de ensino do mundo. Após terminar o ensino médio na Flórida (2013), o ainda adolescente conseguiu uma bolsa em uma das melhores universidades do estado, a Universidade de Miami.
Na Universidade de Miami, Mateus foi um de 40 alunos escolhidos para participar num programa acadêmico especial chamado “Da Vinci”. O programa tinha como objetivo estimular o estudo interdisciplinar entre humanas e exatas. Assim ele continuou a se destacar sendo escolhido como o único dentre os mais de 10.000 alunos para ser o palestrante em um evento chamado “Canetalk”; com o intuito de conquistar uma carreira acadêmica bem sucedida na universidade. Além da sala de aula, Mateus continuou envolvido com o futebol, representando o Brasil como presidente do clube de futebol da universidade e capitão do time de 2013 a 2016.
Mateus se formou num curso duplo em Economia e Biologia (2016) e agora continuará na carreira acadêmica estudando medicina. Numa carreira meteórica, seis anos após a decisão de assumir o risco e mudar para um novo país onde não conhecia ninguém; Mateus finalmente conseguiu alcançar o seu objetivo ao ser aprovado para cursar medicina em 5 universidades americanas.
Segundo o pai, as faculdades de medicina americanas priorizam cidadãos e residentes permanentes. " O fato de um brasileiro cursar medicina nos Estados Unidos é uma raridade. O Mateus inicia o curso neste segundo semestre de 2017 na Northwertern’s Feinberg School of Medicine em Chicago, uma das instituições de ensino mais prestigiosas do mundo.” fala orgulhoso Neymar Lima direto de Miami.
"Apesar de ser apenas o começo da minha jornada na preparação para se tornar um médico e melhorar a vida das pessoas; garanto que vou continuar representando o Brasil e o Tocantins nos círculos da elite acadêmica mundial e contribuir para solucionar problemas na saúde do Brasil, EUA e do mundo.” promete o jovem Mateus Lima.
LINHA DO TEMPO DO BRASILEIRO NOS EUA
2010 - Mudança para os EUA
2013 - Entrada na Universidade de Miami
2016 - Formatura na Universidade de Miami e aceitação para medicina na Florida Atlantic University, Florida International University, University of Miami, Boston University e Northwestern of Chicago.