Com o objetivo de abordar os conceitos sobre análise, busca e redação de patentes, a Diretoria de Inovação Tecnológica da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesq), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), promove o curso de Capacitação em Redação, Busca e Análise de Patentes, que inicia nesta segunda-feira (5), e segue até a quarta-feira (7), no auditório do bloco IV (Reitoria) no Câmpus de Palmas.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas aqui, até domingo. Na segunda e terça-feira o evento será aberto ao público, e na quarta-feira, será destinado aos representantes de Comitês Técnicos e Núcleos de Inovações Tecnológicas (NIT’s). A diretora de Inovação Tecnológica da UFT e coordenadora do evento, Gláucia Vieira, fala sobre a proposta do evento. “Precisamos disseminar entre os professores e estudantes a cultura institucional sobre patentes de produtos, e de processos. O objetivo é despertar ideias e a possibilidade deles transformarem suas pesquisas em novos produtos e processos. Queremos criar um ambiente de diálogo e parceria com os pesquisadores, os estudantes, o setor privado e público, a fim de consolidar todo ecossistema de inovação da UFT”, declara.
O professor de Química da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e palestrante do evento, Marcelo Speziali, vai ministrar nos dias 5 e 6, o minicurso “Práticas de Proteção à Propriedade Intelectual”, e apresentar uma visão da estrutura legal que embasa o sistema de propriedade industrial. Além disso, a proposta é também trazer aspectos sobre a importância da patente nas decisões acadêmicas e empresariais; das formas de proteção das criações técnicas; da estrutura dos documentos de patente, escrita e tramitação; e ainda a utilização das patentes como fonte de informação científica e tecnológica.