Notícias

O projeto holandês que transforma rolos de papel higiênico usados em asfalto e isolante térmico para casas

30/07/2017 10h54 | Atualizado em: 30/07/2017 10h58

Os holandeses descartam 180 mil toneladas de papel higiênico por ano, de acordo com as autoridades do país.
Quando você limpa o banheiro, provavelmente não está pensando em formas de promover isolamento térmico na sua casa. Mas é exatamente lá, nos rolos de papel higiênico usados, que pode estar sua solução! Um projeto holandês está extraindo celulose de resíduos produzidos por todos nós. Na planta de tratamento de Geestmerambacht, na Holanda, uma peneira industrial consegue filtrar diariamente 400 kg de celulose a partir de lixo doméstico.

A celulose, que seria incinerada no final do processo de tratamento de esgoto, é limpa e esterilizada com temperaturas muito elevadas e transformada em um material esponjoso ou em pallets. Estes são vendidos como matéria-prima para produtos como asfalto e materiais de construção.

Uma porção também é exportada para o Reino Unido, onde a Universidade Brunel está trabalhando em tecnologias para transformar a celulose em fonte de energia, garrafas bioplásticas e outros produtos.

Os holandeses descartam 180 mil toneladas de papel higiênico por ano, de acordo com as autoridades do país. Quando se trata da Europa toda, são mais de 5 milhões de toneladas anuais!

 

Esgoto não é um desperdício, e sim um portador de recursos valiosos: fosfatos, celulose, energia e água limpa.

Leia sobre: Inovação