Notícias

Em TCC, amapense elabora fórmula de cerveja antioxidante de açaí

10/08/2017 11h43 | Atualizado em: 10/08/2017 11h46

Do tipo stout, escura e amarga, a cerveja é feita com a polpa das frutas fermentadas e tem teor alcoólico de 3,5%.

Se você é fã de cerveja, é possível que já tenha provado algumas combinações exóticas da bebida com outros sabores. Tequila, chocolate, frutas vermelhas e até pêssego estão entre as possíveis misturas encontradas no mercado.

Agora, que tal degustar uma cerveja feita com açaí e camu-camu? Essas duas frutas típicas da região amazônica entraram no cardápio e no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de uma estudante de biomedicina.

Regina Araújo queria demonstrar em seu estudo o alto aproveitamento dos nutrientes presentes nessas frutas, que são ricas em vitamina C. Ela podia ter escolhido receitas mais convencionais, mas a Camuçaí, como foi batizada a cerveja, se mostrou uma opção perfeita para o objetivo do trabalho.

Do tipo stout, escura e amarga, a cerveja é feita com a polpa das duas frutas fermentadas e tem teor alcoólico de 3,5%. Além de vitaminas, sua fórmula eleva o potencial da antocianina, pigmento presente no açaí, que tem ação antioxidante e cicatrizante.

Para chegar nesse resultado, a estudante contou com a orientação da professora Ediluci Tostes, que também é pesquisadora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA).

Depois do sucesso como objeto de estudo científico, a Camuçaí está em fase de testes sensoriais, para chegar a uma formulação ideal que possa agradar a todos os cervejeiros.

Por QSocial