Seguindo o modelo da composteira elétrica que transforma resíduos orgânicos em adubo em apenas 24 horas, outro modelo ganhou visibilidade recentemente. Batizada de SmartCar, trata-se de uma composteira em modelo menor que tem a capacidade de transformar 1 quilo de lixo orgânico em até 100 gramas de adubo em apenas três horas!
O diretor de marketing da empresa, Hissao Horii, acredita que a tecnologia tem potencial para reduzir em até 90% o volume de lixo orgânico derivado de alimentos do planeta. “Os restos de lixo orgânico hoje são responsáveis por aumentar o aquecimento global por conta da geração de gás metano, além de poluir aterros, reservas de água subterrânea e o oceano”, conta Hissao.
Sem gerar nenhum ruído, a máquina consegue triturar qualquer tipo de resíduo orgânico. Todo o processo é dividido em três partes: trituração, desidratação e filtração (que elimina o odor dos resíduos). O resultado final é um pó seco, que pode ser usado como adubo ou mesmo combustível.
Compacta e de fácil instalação (basta um clique para começar a funcionar!), a composteira conta ainda com um mecanismo de autolimpeza. Toda essa tecnologia é resultado de dez anos de estudos e já entrou no mercado americano, europeu, canadense, coreano e árabe. Alguém anima a ter uma aqui no Brasil?
Confira melhor, no vídeo abaixo, como funciona a composteira.
Fonte: The Greenest Post