Uma escola no meio da floresta, onde as crianças são estimuladas a subir em árvores para pegar frutas, criar seus utensílios usando ferramentas e a entender as próprias emoções, como a raiva e a ansiedade. Essa é a proposta da WildKinderGarten, na Alemanha.
A diferença entre o jardim da infância comum e esse, na floresta, não está apenas no espaço físico: a relação entre professores e alunos é mais horizontal, pois o grande mestre a ser observado é a natureza.
Independentemente das condições do clima – neve, calor, frio –, todos estão sempre ao ar livre, sendo incentivados o tempo todo a explorar o ambiente.
Adotando uma filosofia semelhante à da difundida pedagogia Waldorf, a escola na floresta tem como objetivo desenvolver não só as habilidades cognitivas das crianças, mas também seus interesses, suas emoções e sua criatividade.
As crianças são encorajadas a questionar continuamente, até obter as próprias respostas, ao invés de tê-las prontas, ditas por um professor. Outro ponto fundamental é o entendimento de que cada criança é única e precisa ter seu ritmo e individualidade respeitados.
Segundo educadores do projeto, que já abrange cerca de 1.000 escolas no país, a WildKinderGarten não tem o propósito de preparar profissionais para o mercado de trabalho, mas sim pessoas para a vida e cidadãos para o mundo. Para eles, o mais importante é que as crianças desenvolvam a autonomia e suas habilidades naturalmente.
Por QSocial