Em Dubai o sol em abundância está sendo aproveitado para a instalação de árvores artificiais e tecnológicas. Elas funcionam como estações de recarga, oferecem wifi e, claro, muita sombra aos moradores. Tudo isso utilizando energia solar.
As “árvores” batizadas de “Palmeira Inteligente” hoje estão presentes em praças públicas e praias. Cada ponto possui assentos, placas solares instaladas no que seria as folhas, câmera de segurança, tela com informações sobre a cidade e avisos governamentais. Além disso, as estações são capazes de recarregar a bateria do eletrônico 2,5 vezes mais rápido do que as estações comuns.
Imitando árvores de Palmeira, cada equipamento possui luzes verdes de LED, que iluminam os locais durante a noite. Já há vários exemplares em Dubai, que é a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos, mas a novidade deve se espalhar em mais pontos da cidade até sediar a Expo mundial 2020 – um dos maiores eventos que discute, entre outras coisas, questões de negócios, urbanismo, cultura e sustentabilidade.
No Brasil, já falamos de projetos parecidos, mesmo com ações pontuais. Relembre a árvore solar instalada na Universidade do Ceará e as árvores planejadas para o Rock in Rio.