Que os carros elétricos chegaram com tudo já não é novidade. A cada dia mais e mais países anunciam o fim do uso de combustíveis fósseis nos automóveis. Para o mercado, só resta se ajustar e isso já está acontecendo. Entre as preocupações, está em não tornar a demanda por energia elétrica um problema maior do que ele já é em diversos países. Exemplo disso, é carro elétrico com energia solar que foi produzido pela empresa alemã Sono Motors.
O veículo pode viajar até quase 30km usando apenas a energia proveniente do sol. Mas, se é preciso rodar mais, é possível ser recarregado como um carro elétrico convencional.
Batizado de Sion, ele possui 300 painéis fotovoltaicos, espaço para cinco passageiros e seis airbags. Além disso, há um forro de musgo integrado ao sistema de ventilação que funciona como um filtro natural para limpar partículas finas de poeira do ar.
Para dar mais segurança aos passageiros, ainda foi projetada uma tela inteligente que mostra a velocidade, nível de bateria e tudo o que o motorista precisa para dirigir tranquilamente. Mas quanto será preciso desembolsar para adquirir um veículo tão tecnológico? O custo está estimado em menos de 60 mil reais – o que no Brasil representa uma faixa mediana, uma vez que os carros superiores começam a partir de 70 mil.
A Sono Motors já soma mais de 1.200 pessoas interessadas no carro, que fizeram a reserva para aquisição, mas a empresa espera obter pelo menos cinco mil pedidos antes de começar a produção.
Fotos: Sono Motors/Divulgação
Fonte: CicloVivo