Para curtir plenamente as férias, estabelecer uma rotina diária é essencial. Segundo a clínica geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Lígia Brito, até mesmo na alimentação o equilíbrio deve prevalecer com a inclusão de frutas, legumes e verduras em todos os momentos. Por outro lado, alguns hábitos, como ficar acordado até tarde, pular refeições e se render ao sedentarismo, dificultam o ritmo do organismo na volta ao trabalho e às aulas.
A médica aconselha ainda a se desligar totalmente do trabalho durante as férias. “Destinar um tempo para não pensar nos desafios diários, e relaxar por meio de atividades que não tenham relação com o trabalho ou os estudos, também auxiliam na manutenção da saúde neste período”, orienta.
Para não cometer esses e outros erros comuns, confira abaixo as dicas da especialista:
– Dormir pouco altera a produção de diversos hormônios, como o cortisol e o do crescimento. Tente dormir pelo menos 8 horas por noite.
– Não pule refeições. Dormir e acordar tarde faz com que as pessoas pulem o café da manhã alterando o metabolismo. Isso faz com que o cansaço e o sono aumentem.
– Insira no cardápio uma alimentação equilibrada com frutas, legumes e verduras todos os dias.
– Consuma em média 2 litros de água por dia.
– Pratique alguma atividade física, como caminhada no parque, andar de bicicleta ou corrida na praia.
– Atenção ao horário das crianças. Elas sentem mais quando a rotina é alterada e demoram para voltar à rotina na volta às aulas.
– Uma semana antes de voltar às atividades cotidianas, comece a organizar lentamente seus horários.
Fonte - Ciclo Vivo