O site não informa o tempo de resposta, mas é muito provável que este varie de acordo com a complexidade da dúvida, a demanda pelo serviço e o horário do envio. Nós fizemos um teste em uma manhã de dia útil e tivemos uma reposta em pouco menos de uma hora.
O serviço é fundamental para qualquer cidadão, mas pode ajudar principalmente professores e acadêmicos, que frequentemente estão escrevendo projetos, trabalhos, artigos, monografias, dissertações e teses. O “ABL responde” pode ajudar em diversas frentes: emprego do hífen, uso da crase, grafia, pronúncias, acentuação, emprego de maiúscula e minúscula, concordâncias, pontuação, regência, pronomes e outros tantos.
De acordo com o site, a instituição, no desempenho deste serviço, “tem por fim a cultura da língua nacional. Isto significa que a língua deve ser cultivada na sua variedade padrão ou exemplar, tomando por modelo sua expressão literária. Tal finalidade limita a ABL ao registro dos usos tidos por modelares e corretos, bem como ao sistema ortográfico convencional, por se tratar da unidade da língua escrita”.