Motivada pelo alto índice de estupros no seu país, a pesquisadora indiana Minisha Mohan criou um adesivo tecnológico que promete socorrer mulheres em situação de risco de abuso sexual.
O Intrepid funciona através de conexão via Bluetooth com um aplicativo para celular, onde é possível cadastrar até cinco números de familiares ou amigos. Quando o adesivo é ativado, o dispositivo liga para os contatos previamente cadastrados, enviando a localização da vítima e ativando o gravador do celular.
O dispositivo pode ser ativado de dois modos diferentes. O modo ativo visa proteger aquelas que não estão em condições de se defender do agressor, e é ativado através de um sensor que identifica quando a peça de roupa está sendo retirada a força. Nesse caso, o Intrepid manda uma mensagem para a usuária perguntando se há consentimento, e se não houver resposta dentro de 30 segundos, todo o processo de segurança citado anteriormente é ativado. Já no modo passivo, tudo que a usuária precisa fazer é apertar um botão.
Veja como funciona o dispositivo no vídeo abaixo: